5 benefícios de ouvir música

5 benefícios de ouvir música

5 benefícios de ouvir música

Diversas universidades ao redor do mundo estudam os benefícios de ouvir música. Alguns desses estudos, inclusive, já provaram que a música pode ser terapêutica, capaz de trazer inúmeros benefícios à nossa saúde física e mental. Confira alguns:

1. Promove bom humor

Músicas animadas fazem com que o cérebro libere altas quantidades de dopamina no organismo, um dos “hormônios da felicidade”. Isso causa uma sensação de bem-estar e euforia, levantando o nosso astral.

2. Alivia a ansiedade

A música pode ser um remédio para a mente. Alguns neurocientistas do Reino Unido dizem que ouvir determinadas músicas pode reduzir a ansiedade em 65%. As mais indicadas são clássicas ou específicas para meditação.

Isso acontece porque os níveis de cortisol, hormônio responsável pelo estresse e pela ansiedade, são reduzidos com a alta liberação de dopamina.

3. Potencializa o desempenho

Ouvir música de fundo eleva o nosso desempenho cognitivo quando realizamos atividades como exames acadêmicos ou trabalho. Pesquisas sugerem que o trabalho rende mais quando escutamos músicas que gostamos muito, porque elas aumentam a nossa sensação de prazer e ajudam na concentração. Além disso, músicas animadas também nos ajudam a apresentar bom desempenho sob pressão.

4. Pode melhorar o sono

As músicas mais tranquilas são grandes aliadas do sono pois reduzem o cortisol no organismo, ajudando a relaxar. Um estudo de 2008 também mostrou que música clássica ajuda a aliviar os sintomas de insônia em estudantes universitários. É um método seguro para combater a insônia, em contraposição aos medicamentos industrializados.

5. Melhora a performance nas atividades físicas

A música distrai a mente fazendo com que você malhe por mais tempo sem se sentir tão cansado ou com dores físicas em razão dos exercícios. Isso acontece porque o cérebro libera endorfina, que assim como a dopamina, também é considerada um “hormônio da felicidade”.

Além disso, uma música animada pode ser o segredo para motivar a malhação. Um estudo realizado por fisiologistas da Simon Fraser University, mostrou que ela pode te ajudar a correr mais rápido e elevar sua resistência corporal.

Cuidados ao ouvir música

Agora você já sabe que os benefícios de ouvir música são inúmeros para o nosso corpo e mente. Mas lembre-se: música muito alta pode causar sérios problemas auditivos, incluindo a perda da audição. Por isso, vale a pena tomar alguns cuidados:

Voltar para Notícias