5 dicas de como manter a saúde auditiva em dia

5 dicas para manter a saúde auditiva em dia

5 dicas de como manter a saúde auditiva em dia

O tempo todo nós estamos expostos a ruídos: no trânsito, nas obras, no trabalho, em casa e até nos momentos de lazer ouvindo música, por exemplo. Porém, no nosso dia a dia é comum nos preocuparmos pouco com a nossa saúde auditiva.

Poluição sonora: uma ameaça à saúde!

É importante saber que a genética e a exposição prolongada à ruídos são os principais fatores que contribuem para a perda auditiva. Por isso, a surdez e outros problemas auditivos não devem ser uma preocupação somente da terceira idade.

Como cuidar da audição

Sabendo que a preocupação com a audição deve ser constante, separamos algumas dicas simples para manter a saúde auditiva em dia.

1. Cuide das doenças crônicas e predisposições genéticas
Elas estão dentre os fatores relacionados à perda auditiva. Por isso, é muito importante manter um acompanhamento constante com seu médico.

2. Evite piscina aquecida
A água quente é uma delícia para relaxar, mas pode conter bactérias que contaminam a orelha e causam otite. Quanto mais você conseguir evitar inflamações no ouvido, menores são as chances de uma delas acabar como perda auditiva.

3. Evite automedicação
Em caso de gripes, otites e outras infecções, é muito importante fazer o tratamento com um profissional. Alguns remédios podem agredir os ouvidos. Além disso, as infecções, quando mal curadas, podem levar à perda auditiva.

4. Proteja seus ouvidos
Quem se expõe frequentemente a ruídos como cortadores de grama, voos em aeronaves e shows de música deve usar sempre um protetor auricular ou EPI. Isso porque o nível de decibéis desses lugares é mais alto do que o recomendado ao ouvido humano, por isso a proteção é essencial.

5. Faça audiometria pelo menos uma vez por ano
O exame é simples e indolor. É super importante que faça parte do seu check up anual da saúde! Venha realizar a sua audiometria na Clínica Acurys. Clique aqui para agendar seu horário.

Vale ressaltar a importância de procurar um especialista assim que qualquer perda auditiva seja percebida, ainda que em pequena escala.

Voltar para Notícias