Alimentos da ceia de Natal que favorecem a saúde auditiva

Alimentos da ceia de Natal que favorecem a saúde auditiva

Alimentos da ceia de Natal que favorecem a saúde auditiva

Com o Natal chegando, a família toda já começa a planejar a ceia. Quem não fica ansioso para comer todas aquelas comidas deliciosas, certo? Bom, você já sabe que uma alimentação saudável pode prevenir a perda de audição, mas você sabia que alguns alimentos muito consumidos nessa época do ano são benéficos para a saúde auditiva?

Quais são os alimentos benéficos?

Amêndoas contribuem muito para a proteção da saúde auditiva. Além de reduzir o colesterol e proporcionar benefícios para o sistema cardiovascular, ela também é rica em vitamina E e possui função antioxidante. Assim, protege as células do estresse oxidativo e do envelhecimento precoce. Para consumir os 45% de vitamine E recomendado diariamente basta 35 gramas de amêndoa.

Damascos e passas são ricos em potássio, um mineral responsável por suportar a transmissão de impulsos nervosos. Se não for consumido na quantidade necessária, a falta de potássio pode contribuir para o desenvolvimento da perda auditiva.

As lentilhas, que são muito consumidas no revéillon, possuem ácido fólico e, por isso, favorecem a audição. Pesquisas mostraram que a falta de ácido fólico no sangue pode aumentar o risco de desenvolver perda auditiva.

Por fim, as nozes são alimentos ricos em ômega-3, um ácido graxo responsável por reduzir o desenvolvimento da perda auditiva ou da progressão de problemas relacionados à audição.

O que deve ser evitado?

O excesso de açúcares e gorduras é um dos principais inimigos da audição saudável. O álcool também contribui para a deterioração das células. Portanto, vale a pena maneirar nas bebidas alcoólicas e tomar bastante água, pois ela é muito importante para manter o fluxo sanguíneo e a nutrição das células.

No post Hábitos alimentares que podem afetar a audição você encontra mais informações sobre os alimentos que devem ser evitados em todas as épocas do ano para cuidar da sua saúde auditiva!

Voltar para Notícias