Aparelhos auditivos melhoram função cerebral

Aparelhos auditivos melhoram função cerebral

Aparelhos auditivos melhoram função cerebral

Um estudo realizado pela Universidade do Texas concluiu que os aparelhos auditivos podem melhorar a função cerebral em pessoas com perda auditiva.

Com o envelhecimento, algumas habilidades cognitivas básicas começam a declinar, como a capacidade de prestar atenção em um som específico num ambiente ruidoso ou de processar informações rapidamente.

Em muitos casos, é necessário o uso de aparelhos auditivos, mas somente cerca de 20% das pessoas que precisam do aparelho fazem uso dele. Nesses casos, as pessoas acabam gastanto muito do seu poder intelectual tentando se concentrar em ouvir. Assim, podem não realizar seu trabalho da melhor forma ou podem se sentir exaustas pois acabam se esforçando muito mais do que o necessário.

Quanto mais severa for a perda auditiva, maiores são as chances de ocorrer uma desordem cognitiva e o declínio da função cerebral. É por isso que a perda da audição está relacionada à doenças mentais, como o Alzheimer.

O estudo

O estudo teve a duração de 6 meses e foi liderado por Jamie Desjardins. Foi possível examinar o efeito do uso de próteses auditivas no desempenho de testes cognitivos. Seis participantes de 54 a 64 anos com perda auditiva neurossensorial foram equipados com aparelhos auditivos. Eles usaram a prótese por aproximadamente 8 horas por dia durante o período do estudo.

Diversos testes cognitivos foram administrados aos participantes durante cada uma das fases:

  • Inicial – pré-adaptação da prótese auditiva
  • Tratamento – uso da prótese auditiva
  • Retirada – pós-uso da prótese auditiva

Como resultado, todos os participantes mostraram melhoras significativas no desempenho das funções cerebrais com uso de aparelhos auditivos. Os efeitos mais significativos do tratamento foram evidenciados em 2 a 4 semanas de uso da prótese. Em muitos casos, os escores de desempenho cognitivo retornaram aos níveis anteriores após o participante parar de usar os aparelhos auditivos.

Assim, os achados deste estudo são consistentes com a hipótese de que o uso de próteses auditivas pode melhorar o desempenho cognitivo, melhorando a audibilidade e diminuindo a carga cognitiva da tarefa de escuta.

Por isso, se você possui alguma dificuldade auditiva, procure um especialista e faça os exames solicitados. Se for necessário, faça uso do aparelho auditivo corretamente, de acordo com a orientação do profissional que te atendeu. Na Acurys você encontra fonoaudiólogas especializadas e ainda pode fazer um teste gratuito do aparelho auditivo na sua casa antes de realizar a compra.

Voltar para Notícias