Atitudes que incomodam pessoas com deficiência auditiva

Atitudes que incomodam quem tem perda auditiva

Atitudes que incomodam pessoas com deficiência auditiva

Quem tem perda auditiva precisa lidar com a curiosidade alheia, além de enfrentar a ignorância de muitas pessoas. Quando os comentários desnecessários vêm de pessoas desconhecidas é mais fácil de ignorar, mas quando eles vêm da família ou de amigos, eles podem se sentir mais incomodados do que você imagina. Por isso, se você convive com alguém que usa aparelho auditivo, precisa mesmo tomar alguns cuidados.

Claro que, às vezes, temos algumas atitudes que chateiam essas pessoas mesmo não sendo a nossa intenção. Agimos de determinada maneira por diversos motivos: seja por ter esquecido momentaneamente que a pessoa é surda ou simplesmente por acharmos que não seria um comentário ofensivo. O importante é reconhecer o erro, se desculpar e ficar atento para não repetir esse mesmo comportamento outras vezes.

Para te ajudar, listamos 3 atitudes que incomodam pessoas com deficiência auditiva para você tomar cuidado e não cometer nenhuma delas! Olha só:

1. Ignorar a leitura labial

Muitas pessoas com perda auditiva utilizam a leitura labial para auxiliar na comunicação. Uma dica é evitar sair andando durante a conversa, já que é difícil até para quem não possui problemas de audição entender o que outros falam em cômodos diferentes. Também evite cobrir a boca enquanto fala ou ficar mexendo a cabeça. Lembre-se sempre que o ideal não é falar mais alto, mas sim de maneira mais clara.

2. Perguntar se a pessoa não está usando o aparelho auditivo

Não é porque a pessoa não compreendeu o que você falou que ela não está usando o aparelho auditivo. Quantas vezes pessoas com a audição normal não pediram pra repetir alguma frase? Além disso, vale lembrar que a audição de quem usa aparelho auditivo pode demorar um pouco para processar a fala, então evite esse tipo de comentário. Ficar procurando o aparelho na orelha da pessoa também é super chato, porque vai deixá-la inibida.

3. “Deixar pra lá” no meio da conversa

A pessoa com aparelhos auditivos se sente mal quando não entende algo que é falado e quando não querem repetir a frase, é pior ainda. Coloque-se no lugar dela e perceba o quanto essa atitude pode magoar. Tenha paciência e saiba que o aparelho auditivo não garante 100% da compreensão de fala. Se for necessário, repita outras vezes, com mais calma e facilite a leitura labial. As chances da pessoa compreender depois disso são bem maiores.

Dica Bônus: vale lembrar que a surdez é invisível. Então, tenha sempre muito cuidado com os comentários maldosos e ofensivos que você falar às pessoas. Já parou pra pensar que você pode chamar alguém de surdo numa tentativa de fazer uma “brincadeira” e a pessoa realmente ter problemas auditivos e se sentir mal? Vale o bom senso 😉

Voltar para Notícias