Audiometria infantil auxilia na prevenção auditiva de crianças

Audiometria infantil auxilia na prevenção auditiva de crianças

Audiometria infantil auxilia na prevenção auditiva de crianças

O PAC (Processamento Auditivo Central) envolve o conjunto de habilidades auditivas necessárias para que uma pessoa possa compreender uma mensagem, através da interpretação que o cérebro faz do som percebido pelo ouvido. Um simples distúrbio no sistema nervoso central pode levar a pessoa a não conseguir interpretar o som, já que depende das habilidades auditivas organizadas e estruturadas pelo PAC.

Todos esses processos do sistema auditivo são ligados às funções cerebrais, como a atenção e a memória. As etapas de um bom desenvolvimento do PAC incluem a detecção, discriminação e reconhecimento do som, localização da fonte sonora e a compreensão do som.

Por isso, é muito importante que sejam feitos diversos exames nos primeiros anos de vida para garantir a saúde das crianças e bebês. Um desses exames é a audiometria infantil, que previne, detecta e intervém qualquer alteração auditiva.

A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala e da linguagem da criança. Estudos comprovam que a detecção precoce de alterações auditivas e a intervenção, iniciada até os 6 meses de idade, garantem um desenvolvimento comparável com crianças normais, de mesma idade, que não tiveram nenhuma alteração auditiva.

O que é audiometria infantil?

É um exame indolor, realizado principalmente em crianças de 0 a 2 anos de idade, que avalia o comportamento frente a estímulos auditivos.

No exame, são utilizadas técnicas lúdicas que envolvem a criança no ambiente de teste. São apresentados sons e, ao percebê-los, ela deve encaixar uma peça em um determinado brinquedo ou apertar um botão, por exemplo. O exame pode ser realizado com ou sem fone de ouvido.

A audiometria infantil é realizada por um fonoaudiólogo. Ele é o responsável por identificar as alterações auditivas, orientar a criança e sua família e buscar possibilidades de solução e melhora na sua qualidade de vida.

Por que fazer audiometria infantil?

A função do exame é fornecer informações como o tipo e o grau da perda auditiva, através de níveis mínimos de respostas aos estímulos sonoros apresentados. Além disso, é possível detectar a deficiência auditiva leve, moderada, severa ou profunda. Isso auxilia no diagnóstico e no processo da reabilitação auditiva.

A audiometria infantil é indicada para as crianças que têm constantes queixas de dificuldades de audição, sensação de ouvido tampado, percepção de zumbidos frequentes, dores de ouvido e incômodos com o som alto. Vale ressaltar que quanto antes o diagnóstico for realizado, maiores as chances de sucesso na reabilitação auditiva.

Agende agora uma audiometria para o seu filho.

Voltar para Notícias