Como cuidar do aparelho auditivo em viagens

Como cuidar do aparelho auditivo em viagens

Como cuidar do aparelho auditivo em viagens

Com as férias chegando, muitas pessoas optam por viajar para descansar e aproveitar o tempo livre. Mas, para quem usa aparelhos auditivos, é comum surgirem dúvidas sobre como cuidar do aparelho durante a viagem.

Os cuidados com o aparelho auditivo em viagens dependem das atividades que serão realizadas nesse período.  A atenção deve ser redobrada, já que o dispositivo é essencial para que você possa buscar informações de maneira simples, sem estresse. Pensando nisso, separamos algumas dicas para prestar atenção:

1) Cuidado ao guardar o aparelho

Quando for retirar o aparelho para dormir ou em alguma situação específica, preste atenção em onde irá guardá-lo. Caso seu aparelho já possua um compartimento para armazenamento, é importante carregá-lo sempre com você. Assim, você tem a garantia e a segurança de que estará guardado sempre num mesmo local de forma correta.

Se o seu aparelho não veio com um local próprio para armazenamento, é importante encontrar um espaço que não permita a entrada de líquidos e nem que fique exposto excessivamente ao calor. Dessa forma, você pode ficar despreocupado quando tiver que guardá-lo. Outra dica é não esquecer os cuidados do dia a dia, como colocar o aparelho no desumidificador a noite.

2) Atenção com as atividades aquáticas

Quando a viagem é para praias, piscinas ou parques aquáticos, é preciso estar ainda mais atento. A maioria dos aparelhos não oferece suporte para a prática dessas atividades, sendo necessário retirar o dispositivo antes de entrar em contato com a água. Para evitar transtornos durante a viagem, o mais indicado é conversar com o seu fonoaudiólogo responsável pelo aparelho e questionar como proceder.

3) Deixe o aparelho fixo na orelha

É importante checar se o aparelho está fixado corretamente e se não corre o risco de sair da orelha durante atividades movimentadas e intensas. Assim, ele não corre o risco de se soltar, cair e ser danificado. Se você pratica esse tipo de atividades com frequência, peça indicação de aparelho para seu fonoaudiólogo.

4) Faça a manutenção antes de viajar

Principalmente se a viagem for longa, é ideal realizar uma revisão no aparelho antes de ir. Certifique-se que o aparelho está cumprindo a sua função e se está tudo certo, principalmente com a bateria. A manutenção garante que você possa aproveitar a viagem de maneira muito mais tranquila, sem se preocupar com problemas que possam surgir durante esse período.

Ainda tem dúvidas de como cuidar do aparelho auditivo em viagens? Agende uma consulta na Acurys!

Voltar para Notícias