Como saber se seu filho tem perda auditiva

como-saber-se-seu-filho-tem-perda-auditiva

Como saber se seu filho tem perda auditiva

É natural que toda criança, mesmo quando bebê, tende a reagir a diferentes estímulos. Por isso, os pais devem ficar atentos ao desenvolvimento da fala e linguagem. Se este não for o esperado para a idade cronológica, devem então procurar ajuda.

A fonoaudióloga Juliana Arbex ressalta a importância de realizar o teste de orelhinha logo após o nascimento do bebê. Quanto antes for detectado a perda auditiva, mais rápido é iniciado o tratamento e, consequentemente, os resultados tendem a serem mais satisfatórios.

Em relação às crianças maiores, é preciso ficar atento a outras reações. Por exemplo: se ela solicitar repetições durante um diálogo por não entender o que outra pessoa fala, pedir para aumentar o volume da TV com frequência ou apresentar dificuldade no aprendizado na escola.

Atitudes como essas podem alertar sobre uma possível alteração auditiva. Na experiência clínica, é de praxe que a família recorra primeiramente ao pediatra da criança, por se tratar do médico que o acompanha.

Este, por sua vez, encaminhará para o otorrinolaringologista que, juntamente com o fonoaudiólogo, dará início ao processo de investigação através de exames realizados em consultórios. Outra medida importante a ser tomada é entrar em contato com os professores, caso a criança apresente dificuldade de aprendizado.

A Acurys Aparelhos Auditivos disponibiliza exames que podem auxiliar o otorrino no diagnóstico e tratamento específico para cada caso.

FONTE: Fonoaudióloga Juliana Avelar / Site Deficiência Auditiva

Voltar para Notícias