Como tirar a água dos ouvidos?

Como tirar água dos ouvidos

Como tirar a água dos ouvidos?

Com as altas temperaturas, se refrescar com banhos de chuveiro, piscina, rio e mar é uma solução bastante eficaz para a maioria das pessoas. Durante esses momentos é preciso ter alguns cuidados para que não entre água no ouvido, pois ela pode se tornar uma otite e levar a complicações auditivas temporárias ou permanentes.

Como identificar se estou com água nos ouvidos?

Os sintomas surgem após sair do contato com a água, como dor de ouvido, diminuição da audição e a típica sensação de ter um líquido que vai de um lado para o outro, conforme você movimenta a cabeça.

Como retirar?

Uma das formas mais simples e eficazes de tirar a água dos ouvidos é inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, encher a boca de ar e pular até que a água saia. Outra forma é colocar um pouquinho de água morna numa seringa sem agulha e colocar no ouvido entupido. Isso dilata a região e tira a bolha de ar que se formou, permitindo que a água presente no ouvido saia mais facilmente. Se mesmo assim o problema não for solucionado, você pode ainda tentar esses métodos:

  • Colocar no ouvido a ponta de uma toalha ou papel, mas sem forçá-lo, para que o papel possa absorver a água
  • Puxar levemente o ouvido para trás, enquanto se inclina a cabeça para o lado do ouvido entupido, segurando pela parte de cima da orelha
  • Utilizar um secador de cabelo na potência mínima para secar o ouvido, mas evitando usar com uma temperatura muito quente para não queimar a pele
  • Provocar um bocejo e até mastigar pode ajudar a tirar facilmente a água do canal auditivo

No caso de bebês e crianças, é indicado secar apenas com uma toalha. Caso o bebê continue com desconforto é preciso ir ao pediatra para evitar o agravamento da dor no ouvido ou o desenvolvimento de uma infecção. Para evitar que a água entre no ouvido do bebê durante o banho ou qualquer atividade de envolva água, uma boa dica é colocar um pedacinho de algodão na orelha, de modo que cubra o ouvido, e passar um creme hidratante sobre o algodão. A gordura presente no creme não permite que a água entre com facilidade.

O que não devo fazer?

Na maioria das vezes, os métodos caseiros solucionam o problema, mas se ele persistir é preciso recorrer ao médico. Somente um profissional da área poderá retirar a água adequadamente com uma lavagem no ouvido. Vale lembrar que não se deve usar vinagre ou álcool, pois eles NÃO são formas seguras de retirar água e podem aumentar o risco de infecção no ouvido. O uso de objetos pontiagudos e forçar o cotonete também são métodos que podem prejudicar o canal.

Voltar para Notícias