Cuidados com os aparelhos auditivos e com a audição no Carnaval

Cuidados com os aparelhos auditivos e com a audição no Carnaval

Cuidados com os aparelhos auditivos e com a audição no Carnaval

Falta menos de um mês para a chegada do Carnaval e já tem muita gente ansiosa por aí! O Carnaval costuma dividir opiniões entre quem ama sair, ir para festas e blocos e quem prefere aproveitar o feriado descansando.

Se você faz parte do time que prefere a farra, é preciso tomar alguns cuidados para proteger a audição. Olha só:

Cuidado com o volume das caixas de som! O ouvido humano suporta até 85 decibéis sem que o som seja prejudicial. O problema é que nos blocos de carnaval, as músicas chegam a até 120 decibéis, ou seja, ultrapassa muito o permitido. Por isso, o mais indicado é preferir ficar em lugares mais afastados das caixas de som para evitar lesões nas células do ouvido. Isso vale tanto para quem não tem problemas auditivos quanto para quem já utiliza prótese auditiva.

É comum que no mesmo dia ou no dia seguinte surjam alguns incômodos, como sensação de pressão no ouvido, zumbido e dificuldade para ouvir. Porém, mesmo que os incômodos desapareçam, as células responsáveis pela audição podem ter sido lesionadas. Assim, com o passar do tempo, podem surgir problemas auditivos, já que as células não se regeneram e a perda auditiva é acumulativa.

O ideal é ficar pelo menos há 10 metros do equipamento de som e, se você for trabalhar em festas como essa, o uso de protetores auriculares é imprescindível!

E quem usa aparelho auditivo?

Se você faz uso de aparelhos auditivos, deve ficar atento a algumas situações:

É comum que nessa época do ano sejam realizadas muitas brincadeiras que envolvem água ou spray de espuma, por exemplo. Porém, você já sabe que umidade e aparelho auditivo não combinam. Por mais que você avise sua turma sobre tomar cuidado para não te incluírem nessas brincadeiras, é capaz que um desconhecido acabe jogando água em você. Portanto, o ideal é evitar aglomerações.

Caso seu aparelho auditivo molhe, desligue-o imediatamente, seque com um pano limpo e coloque num pote de sílica. No dia seguinte, coloque uma pilha nova. Se o aparelho não funcionar, procure o seu fonoaudiólogo.

Se você já sabe que vai ficar exposto ao som alto, é comum pensar em ajustar seu aparelho auditivo. Na maior parte dos casos, o ajuste não é necessário, pois os novos aparelhos já contam com tecnologia que proporcionam essa comodidade, configurando o aparelho auditivo para qualquer situação. Porém, se o seu aparelho for de um modelo mais antigo, o ideal é conversar com seu fonoaudiólogo para ver se algum tipo de ajuste deve ser feito.

Preparados para o Carnaval? Não esqueça de cuidar certinho da sua audição!

Voltar para Notícias