É possível praticar esportes usando aparelho auditivo?

Você pode e deve utilizar os aparelhos auditivos durante a prática de esportes!

É possível praticar esportes usando aparelho auditivo?

Praticar esportes é uma ótima maneira de manter um estilo de vida saudável e traz diversos benefícios para a saúde e para a autoestima. É também uma forma de socializar com os amigos e liberar o estresse. Porém, se você possui perda auditiva, provavelmente já se questionou se poderá continuar com uma rotina de treinos e jogos utilizando os aparelhos auditivos. Muitos inclusive guardam seus dispositivos antes de iniciar uma atividade física. A resposta é simples: você pode e deve utilizar os aparelhos auditivos durante a prática de esportes.

Porém, é necessário tomar alguns cuidados para não quebrá-los e nem perdê-los. O primeiro cuidado é em relação ao modelo de aparelho que você irá utilizar. A prática de esportes nos faz suar e a recomendação é manter os dispositivos seco. O contato frequente com o suor pode encurtar a vida útil do aparelho. Por isso, é importante conversar com a sua fonoaudióloga para que ela oriente qual é o melhor modelo para as suas necessidades. Existem algumas linhas de aparelhos auditivos que são mais resistentes ao suor, ao impacto e à água. Ainda assim, é preciso colocá-los no desumidificador durante a noite e estar sempre atento à revisão e manutenção correta. Se a sua preocupação é que o aparelho caia durante a atividade física, diversos fabricantes oferecem faixas ou clipes que irão mantê-los no lugar.

O aparelho auditivo atrapalha a performance?

Agora, se você acredita que eles podem atrapalhar a sua performance, fique tranquilo! Você jogaria futebol sem chuteira? Provavelmente não. Da mesma forma, o aparelho auditivo faz parte do seu equipamento, te trazendo benefícios e facilitando a sua compreensão do jogo, tornando a experiência mais completa. Eles permitem que você escute sons importantes como instruções do técnico ou algum colega te chamando, sem os quais a sua performance não seria a mesma. Além disso, eles ajudam a manter o equilíbrio e a consciência espacial, que são essenciais para a sua segurança.

E a vergonha?

Mesmo com todas essas informações você ainda sente vergonha de usar aparelhos auditivos durante a prática de esportes? Lembre-se que eles irão te ajudar a jogar melhor. Sem contar que os modelos disponíveis no mercado atualmente são ultra discretos. Tenha orgulho dos seus aparelhos auditivos, eles irão te ajudar a aproveitar suas atividades físicas ao máximo.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o assunto, agende uma consulta com a Acurys! Temos fonoaudiólogas especializadas para te atender e esclarecer todas as suas dúvidas.

Voltar para Notícias