Esforço auditivo faz total diferença no aprendizado

Esforço auditivo faz total diferença no aprendizado

Esforço auditivo faz total diferença no aprendizado

Esforço auditivo é a dificuldade de compreender a fala em um ambiente ruidoso. Esse tipo de esforço prejudica a memorização de informações e pode inclusive provocar fadiga, exaustão mental, alterações de humor e estresse crônico. Apesar de quase nunca associarmos a dificuldade de aprendizagem com o esforço da audição, essa pode ser uma causa muito comum. Entenda o motivo:

Durante a aula, por exemplo, o professor se esforça para explicar a matéria enquanto tem conversa paralela na sala, passa gente rindo no corredor e dá pra ouvir o barulho das turmas que estão no intervalo. É difícil para o próprio aluno avaliar esse esforço que está realizando para ouvir, que pode ser ainda maior para quem já nasceu com deficiência auditiva.

Em algumas situações, ao perdemos uma palavra ou outra do que está sendo falado, podemos completar as lacunas com deduções e entender no geral o que está sendo conversado. Porém, durante a aula, isso fica mais difícil, uma vez que o aluno está aprendendo um conteúdo novo. Já pensou tentar aprender uma teoria da física sem conseguir ouvir direito a explicação do professor? Difícil, né?! Por isso que o esforço auditivo pode ser ainda mais comprometedor quando relacionado ao aprendizado.

Como melhorar a situação

É fundamental que pais, professores e alunos busquem melhores condições acústicas nas escolas, evitando ambientes ruidosos.  O que atrapalha realmente nesses casos é a reverberação do som. Por isso, para evitar o eco dos barulhos é ideal ter cortinas de tecido ou de lona que absorvem o som, colocar feltro nos pés das cadeiras e realizar as aulas em semi-círculos em vez de deixar as cadeiras enfileiradas como tradicionalmente são as aulas.

Outra medida importante é conscientizar os alunos que fazer menos barulho durante a aula é questão de saúde. Isso ajuda a afastar o mau humor e o cansaço, além de facilitar o aprendizado e melhorar o desempenho individual.

 

Voltar para Notícias