Existe aparelho auditivo para zumbido?

Existe aparelho auditivo para zumbido

Existe aparelho auditivo para zumbido?

Sim, existe aparelho auditivo para zumbido. Ele sempre deve ser indicado por um otorrinolaringologista. A tecnologia moderna pode ajudar a vencer o zumbido com aparelhos muito discretos e até internos. O princípio fundamental é a estimulação acústica: permitir que o cérebro escute e, consequentemente, mudar o foco do zumbido para sons externos.

Aparelhos auditivos sozinhos resolvem?

Não. O uso de aparelhos auditivos melhora a audição (caso o paciente tenha perda auditiva associada) e alivia o zumbido ao mesmo tempo, porque se você ouve melhor, você também pode ignorar o zumbido. Os aparelhos auditivos amplificam o som ambiental e o transmite para a orelha, o que aumenta cada vez mais o foco nos sons e sinais que estão à volta do usuário.

Como a atenção se volta para as impressões auditivas agradáveis, o foco no zumbido é reduzido. Em muitos casos os usuários ouvem muito pouco ou não ouvem o zumbido a partir do momento em que o aparelho auditivo é ligado.

Geradores de som

Os geradores de som são indicados para pessoas que não possuem perda auditiva. Eles são bem semelhantes a um aparelho auditivo, porém, não amplificam os sons ambientes: eles geram um som suave para distrair o paciente do zumbido. Geradores de som tem a proposta de aliviar o zumbido.

Dispositivos combinados

Como os aparelhos auditivos podem apenas amplificar os sons ambientais, são pouco utilizados como terapia de zumbido em ambientes silenciosos. Esse é um caso em que um aparelho auditivo com gerador de som integrado pode ser útil. Nessas situações o gerador de som integrado emite um som suave para distrair o paciente do zumbido. Os aparelhos auditivos Siemens possuem vários programas que podem ser selecionados com apenas um toque: programa de aparelho auditivo apenas, programa de gerador de som apenas, ou programa de aparelho auditivo combinado ao gerador de som.

Função do zumbido em detalhes:

  • Gerador de som independente
  • Quatro sons pré-programados para terapia + sons de ondas do mar
  • Ajuste individual do programa de zumbido para até 20 bandas
  • Três modos de operação: apenas amplificação, apenas gerador de som, modo misto

 

FONTE: Juliana Avelar/Fonoaudióloga/Especialista em Audiologia/Empresária da Acurys Aparelhos Auditivos Siemens

Voltar para Notícias