Fones de ouvido podem causar perda auditiva precoce

Fones de ouvido podem causar perda auditiva precoce

Fones de ouvido podem causar perda auditiva precoce

Os fones de ouvido são muito populares por garantir privacidade e discrição para quem gosta de ouvir músicas ou assistir vídeos em ambientes públicos. Porém, pesquisas recentes comprovam que o uso inadequado pode fazer mal à saúde.

Um estudo britânico constatou que devido ao uso indiscriminado de fones de ouvido, pessoas precisarão do auxílio de aparelhos auditivos a partir dos 50 anos. O período é cerca de duas décadas antes da faixa etária mais comum.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) garante que o uso de fones de ouvido em volume alto por mais de 90 minutos por dia aumenta o risco de a pessoa desenvolver zumbido ou perda auditiva dentro dos próximos cinco anos. Se os fones de ouvido forem utilizados na potência máxima, os riscos aumentam em 70%.

Outro resultado alarmante mostra que mais de 50% dos entrevistados – jovens entre 11 e 17 anos – já possuem a presença de zumbido nos ouvidos por conta de som alto. Metade das pessoas afetadas tiveram zumbido depois de usar os fones por muito tempo. Isso acontece pois quando escutamos música ou qualquer outro ruído em volume muito alto, os sons acabam sobrecarregando as células receptoras impedindo a pessoa de ouvir.

O ideal é procurar um médico assim que percebe alguma alteração na recepção auditiva. Algumas pessoas acabam ignorando os sintomas, tanto por achar que  problema pode passar sozinho, quanto por falta de informação. Isso pode agravar ainda mais a situação e evoluir para um problema mais sério.

Por isso, ao usar o fone de ouvido é preciso tomar algumas precauções para que não apareçam problemas futuros:

Prefira fones de ouvido externos à orelha

Os modelos intra-auriculares, menores e muito comuns hoje em dia, são mais prejudiciais.

Cuidado com o volume

O ideal é estar sempre na metade da potência máxima do aparelho. Assim você consegue ouvir a música e os sons externos ao mesmo tempo.

Dê um descanso aos seus ouvidos

A cada hora de música ouvida no fone, dê dez minutos de pausa. 

Cuide de seus fones de ouvido

Tenha uma caixinha ou um saquinho plástico específico para guardar seu fone , ao invés de deixá-lo em contato direto com a bolsa, a mochila ou o bolso.

Não empreste seu fone

Os fones podem levar bactérias para dentro do ouvido, causando infecções que também podem gerar surdez, se não forem tratadas. Higienizar os fones com álcool sempre que possível também é uma boa saída.

Não espere

Quando a pessoa percebe qualquer diminuição da própria capacidade auditiva, muitas vezes já tem uma perda leve a moderada instalada. Por isso, esteja sempre atento aos sintomas.

 

Voltar para Notícias