Por que realizar a audiometria?

Por que realizar a audiometria?

Por que realizar a audiometria?

A audiometria é um exame que avalia a capacidade da pessoa de ouvir e interpretar sons. Ela permite identificar alterações, perda ou redução da audição, além de problemas com o tímpano e infecções.

Tipos de audiometria

Audiometria tonal: avalia a resposta do paciente aos sons, que são emitidos em diversas frequências. Com isso, é possível determinar qual é o grau da perda auditiva.

Audiometria vocal: avalia a capacidade da pessoa de compreender a fala humana. O paciente deve demonstrar como e quanto compreende o que a outra pessoa está falando.

Como é realizada

A audiometria deve ser realizada por um profissional habilitado, ou seja, um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista. É um exame simples, rápido e indolor, que não exige grandes preparações e nem a suspensão de medicações. A única indicação é que o paciente não se exponha a ruídos intensos, como sons de máquinas e festas, por até 14 horas antes do procedimento.

Para realizar o exame, o paciente entra em uma cabine acústica livre de ruídos do ambiente. Coloca os fones de ouvido e, no mais absoluto silêncio, deve responder aos estímulos sonoros com gestos, conforme combinado previamente com o profissional. Na avaliação vocal, o paciente deve repetir as palavras ditas pelo examinador. Sendo assim, para o sucesso do exame é necessária a participação ativa do paciente.

Resultados

Com a audiometria finalizada, o resultado é exposto num gráfico chamado de audiograma. É medido em decibéis e pode variar numa escala de 0 a 120 dB.

Abaixo de 25 – audição normal

De 26 a 40 – perda auditiva leve

De 41 a 55 – perda auditiva moderada

De 56 a 70 – perda auditiva moderadamente severa

De 71 a 90 – perda auditiva severa

Acima de 90 – perda auditiva profunda

Quem deve fazer

O exame é solicitado normalmente quando existe a necessidade de avaliar a capacidade auditiva do paciente, principalmente se há suspeita de perda auditiva.

Além disso, os funcionários das empresas onde são exercidas atividades em ambiente ruidoso, precisam ser submetidos à audiometria ocupacional, obrigatória por lei.  Nesses casos, a empresa é responsável por promover o acesso a esse exame e fornecer equipamentos de prevenção da saúde auditiva dos funcionários.

A realização regular da audiometria é essencial por ser uma medida de precaução, que ajuda a identificar precocemente o desenvolvimento de um possível problema auditivo.

Voltar para Notícias