Quais são os sons mais desagradáveis para o ouvido humano?

Quais são os sons mais desagradáveis para o ouvido humano?

Quais são os sons mais desagradáveis para o ouvido humano?

Para descobrir a resposta, pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, submeteram 13 voluntários a 74 sons diferentes. Após o estudo, eles mapearam os sons considerados os mais desagradáveis para o ouvido humano.

A cada gravação reproduzida, eles mediram com um aparelho de ressonância magnética como os barulhos alteravam a atividade do cérebro. Os resultados mostraram que sons desagradáveis geram uma reação mais intensa no cérebro.

Os cinco sons mais repulsivos

O som classificado como mais repulsivo foi o de uma faca arranhando uma garrafa e, em segundo lugar, o som do metal contra o vidro, exemplificado com um garfo raspando um copo.

O que ocupou o terceiro lugar foi o som do giz em atrito com uma lousa. Nas próximas classificações ficaram: régua raspando uma garrafa e unhas em atrito com uma lousa.

Outras conclusões

O teste também tentou entender o motivo pelo qual esses sons causam sensações tão negativas. As ressonâncias mostraram que, quando um som causa desconforto, ele ativa a amídala cerebral, região do cérebro que processa as emoções.

Além disso, o estudo apontou que os sons entre 2000 e 5000 Hz são os mais desagradáveis. No entanto, não se sabe ao certo porque nossos ouvidos são mais sensíveis a essa frequência.

A importância da pesquisa

Pesquisas como essa são importantes porque entender as reações que os sons causam no cérebro pode ajudar a compreender distúrbios como hiperacusia (hipersensibilidade auditiva) e autismo, marcados por baixa tolerância a sons.

O coordenador do estudo foi Sukhbinder Kumar e ele publicou os resultados no Journal of Neuroscience.

Voltar para Notícias