Qual a relação entre perda auditiva e diabetes?

Qual a relação entre perda auditiva e diabetes?

Qual a relação entre perda auditiva e diabetes?

Pesquisadores descobriram uma maior taxa de perda auditiva em pessoas com diabetes. Por meio de testes que medem a capacidade dos participantes para ouvir frequências baixas, médias e altas em ambas as orelhas, os resultados indicaram uma ligação entre diabetes e perda de audição em todas as frequências. Perda leve ou pior em altas frequências ocorreu em 54% de pacientes com diabetes em comparação a 32% de pacientes sem a doença.

Outro estudo examinou dados a respeito da audição de pacientes da National Health e Nutrition Examination Survey entre 1999 e 2004. Dos mais de 5000 participantes, a perda auditiva foi encontrada em 15% daqueles sem diabetes e em mais de 30% nos diagnosticados com diabetes. A equipe de pesquisadores concluiu que uma triagem auditiva colaboraria para uma intervenção precoce para melhorar a audição de adultos com diabetes.

Evidências

Estudos com pacientes diabéticos post-mortem mostraram evidências de que a diabetes pode levar a uma perda neurossensorial devido a danos no nervo e vasos sanguíneos da orelha interna causados por alterações patológicas que estão associadas à doença. Os danos são mais comuns em pacientes com diabetes tipo 2.

Importância do diagnóstico

Os pacientes diabéticos podem ter audição normal ou próxima do normal no momento do diagnóstico inicial e sofrer de uma forma progressiva de perda auditiva neurossensorial. Portanto, a avaliação da audição é importante não só para identificar a perda auditiva, mas também como um indicador precoce do aparecimento de diabetes ou outras condições cardiovasculares. Qualquer suspeita de perda auditiva deve ser relatada ao médico.

Para os pacientes que já foram diagnosticados com diabetes, vale lembrar que a perda auditiva é uma complicação potencial. É muito importante ter a audição testada anualmente. Quanto antes a perda auditiva for diagnosticada, mais eficazes serão as opções de tratamento.

Voltar para Notícias