Quanto tempo leva para se acostumar com o aparelho auditivo?

Quanto tempo leva para se acostumar com o aparelho auditivo?

Quanto tempo leva para se acostumar com o aparelho auditivo?

A adaptação ao aparelho auditivo varia de pessoa para pessoa! A maioria dos pacientes que nunca usaram aparelho semelhante, acaba gerando expectativas sobre a melhora na audição imediata. Por isso, o acompanhamento de um profissional é essencial! Assim, cada situação é avaliada de acordo, já que nenhum caso é igual a outro.

O primeiro ano de uso do aparelho auditivo é o que mais requer atenção. São necessários vários ajustes e repeti-los mais de uma vez, até que sejam compatíveis com o grau de perda auditiva do usuário e o conforto, além da satisfação de poder ouvir melhor. Por isso, é necessário ter calma, paciência e persistência!

Durante o processo de adaptação os ajustes de volume e amplitude serão simulados aos poucos. Assim, o paciente volta a se adaptar com sons comuns, que podem parecer diferentes, já que a pessoa estava há um tempo sem escutá-los.

Por isso, vale ressaltar que é natural ouvir sons diferentes, escutar o eco da própria voz e sentir um leve incômodo nos primeiros meses. Além disso, o aproveitamento sonoro não será o mesmo para ambientes diferentes. Porém, por quanto mais tempo o paciente fizer uso do aparelho, melhor e mais rápida será a adaptação.

Dicas:

  • Comece conversando com apenas uma pessoa e vá aumentando o número de interlocutores aos poucos, conforme a sua adaptação evolui.
  • Posicione-se sempre perto da pessoa com quem você está conversando, tanto para prestar atenção nos movimentos corporais quanto para escutar melhor.
  • Não tenha vergonha de pedir ao seu profissional um teste com o aparelho auditivo antes de encomendar o seu.
  • Se o aparelho machucar, procure seu profissional e peça para refazer o seu molde.
  • Sinta orgulho do seu aparelho. Quanto mais tentar escondê-lo mais lenta será a adaptação.
  • Faça todas as perguntas possíveis para quem entende do assunto, nem sempre a internet é a melhor opção para buscar informações! Lembre-se que cada caso é diferente do outro.
  • Aparelhos eletrônicos com Bluetooth podem ser os melhores amigos, é só ter paciência e ter vontade de aprender a mexer nos dispositivos.
  • E é claro: tenha calma, paciência e persistência!
Voltar para Notícias