Sabia que spray de cabelo pode causar danos aos ouvidos?

Você sabia que spray de cabelo pode causar danos aos ouvidos?

Sabia que spray de cabelo pode causar danos aos ouvidos?

Os sprays e fixadores de cabelo são produtos indispensáveis para manter os fios arrumados e os penteados impecáveis. Porém, os fixadores possuem inúmeros químicos que podem ressecar o cabelo, danificá-los e até mesmo causar problemas de audição.

Por conta do ouvido ficar muito próximo ao cabelo, é preciso tomar certos cuidados na hora de sua aplicação. Caso contrário, pode causar perda de audição temporária.

Uma das causas dos problemas no canal auditivo é quando o spray atinge o ouvido e paralisa o processo natural de eliminação da cera. O ouvido é autolimpante e a obstrução do canal leva ao acúmulo de cerume. Quando em contato com o tímpano, ele causa problemas auditivos como dor, zumbido, coceira, tontura, vertigem ou sensação de ouvido entupido.

O spray também é prejudicial em potencial a quem é propenso a ter otite externa, isto é, quando há acúmulo de cera e água no canal auditivo. Essa situação acaba gerando um ambiente interno propício para o surgimento de bactérias e fungos e, dessa forma, leva a infecção e a inflamação do mesmo.

Para quem usa aparelho auditivo, os cuidados devem ser redobrados! Alguns produtos de beleza podem inclusive danificar o aparelho sensível com os químicos da composição do produto, como o álcool.

Quais os sintomas de perda auditiva?

Os sintomas de perda auditiva surgem aos poucos e variam de pessoa para pessoa. Podem ser zumbidos, tonturas esporádicas, dor ou sensação de pressão nas orelhas e de ouvido entupido.

Dicas do uso seguro dos fixadores, gel e sprays de cabelo

  • Borrife o spray com uma distância de ao menos 15 cm do couro cabeludo
  • Proteja com a mão ou com um dispositivo próprio para evitar o contato direto com o ouvido
  • Opte por usar mouses, gel e pomadas sem álcool em sua fórmula, que fixam além de hidratar os fios
  • Para controlar os fiozinhos rebeldes, aplique o produto em um pente de sobrancelha e depois no local desejado, evitando o uso desnecessário do spray
  • Retire sempre o aparelho quando for secar o cabelo, aplicar produtos de beleza no cabelo ou no rosto
  • Sempre limpe a orelha e o ouvido antes de recolocar o aparelho, para evitar que resíduos danifiquem o mesmo
Voltar para Notícias