Saiba como funciona o seu ouvido

Saiba como funciona o seu ouvido

Saiba como funciona o seu ouvido

O ouvido é um dos órgãos mais importantes do organismo. Ele é responsável pelo sentido da audição e, além disso, também ajuda no equilíbrio do nosso corpo. Será que você conhece a estrutura e as principais funções do seu ouvido?

O sistema auditivo é constituído por três áreas anatômicas diferentes: o ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.

O caminho do som

O som é captado e rebatido pelas dobras da orelha externa. Depois, as ondas sonoras viajam pelo canal auditivo, uma espécie de tubo protegido por um tecido ósseo que transporta as informações da orelha externa para a média. A movimentação faz vibrar o tímpano, que repassa as vibrações para três pequenos ossos da orelha média: o martelo, a bigorna e o estribo.

Esses três ossos amplificam o som e o propagam até um órgão espiralado da orelha interna chamado de cóclea. Ela é responsável por converter a onda sonora em sinais elétricos que são captados pelo nervo auditivo e enviados até o córtex cerebral.

Cera de ouvido

A cera é produzida pelas glândulas sudoríparas que ficam dentro do ouvido. Ela é muito importante, pois possui a função de lubrificar o ouvido e proteger de bactérias. Por esse motivo, utilizar cotonetes pode ser um hábito prejudicial, já que ele pode empurrar a cera para dentro da orelha e causar lesões no tímpano e até mesmo provocar a perda da audição.

Audição e equilíbrio

O nosso equilíbrio depende de vários fatores. Entre eles estão o funcionamento adequado do labirinto (parte mais interna da orelha), da percepção, das sensações do próprio corpo e da visão, que são recebidas e organizadas pelo cérebro.

O labirinto é responsável por informar o cérebro sobre o deslocamento do corpo. Quando há informações opostas entre a visão, labirinto, músculos e ligamentos, o resultado é a tontura.  Por isso, causa a impressão de desequilíbrio, com sintomas como escurecimento da visão e sensação de cabeça oca.

Sensações de tontura, vertigem e zumbido no ouvido podem sugerir uma labirintopatia, conhecida popularmente como labirintite. Porém, vale lembrar que a labirintite é uma infecção grave e rara do labirinto. Já as labirintopatias  são problemas relacionados com a audição e com o equilíbrio corporal.

 

Voltar para Notícias