Você sabe quais os cuidados com o aparelho auditivo?

Você sabe cuidar corretamente do seu aparelho auditivo?

Você sabe quais os cuidados com o aparelho auditivo?

Provavelmente você já deve ter ouvido do seu médico uma lista de cuidados que deve ter com o aparelho auditivo. Apesar de parecerem óbvios e serem essenciais para seu bom funcionamento, a maioria das pessoas não tem o devido zelo com a prótese, o que acaba reduzindo sua vida útil.

Se você der a devida atenção aos cuidados importantes que seu aparelho exige, os danos que podem ocorrer no uso diário do seu aparelho auditivo serão mínimos. Na hora da limpeza, utilize sempre panos macios e secos. Se o seu aparelho apresenta cerúmen, utilize uma escova de cerdas macias para removê-lo, ou troque o protetor de cerúmen.

Confira outros cuidados:

  • Ao retirar o aparelho, guarde-o desligado na caixa apropriada.
  • Evite molhar ou deixá-lo exposto a umidade em excesso. Remova-o antes de tomar banho, nadar, usar a sauna, expor-se a chuva, ou até mesmo deixá-lo no banheiro ou usá-lo com os cabelos molhados. Caso entre em contato com a umidade, use sílica ou um desumidificador elétrico.
  • Utilize pilhas novas e adequadas ao modelo do seu aparelho.
  • Troque os moldes personalizados uma vez por ano.
  • Não deixe seu aparelho cair ou bater em superfícies duras ou ásperas.
  • Evite o contato com produtos químicos, como sprays de cabelo, gel, maquiagem, etc.
  • Proteja seus aparelhos do calor, luz solar direta e radiadores.
  • Não deixe o aparelho em cima do criado mudo, por exemplo, pois pode chamar a atenção do seu animal de estimação ou de crianças.

Não é recomendado abrir o aparelho auditivo em casa para fazer você mesmo algum conserto! Sempre procure um profissional especializado. Os aparelhos são muito sensíveis e delicados e qualquer manuseio errado pode estragá-los. Por isso, não tente fazer manutenções ou reparos em casa.

Se seu molde estiver machucando ou caso não consiga limpar a cera ou conectar os tubos, procure um fonoaudiólogo, que poderá ajudar a resolver estes problemas. Caso sinta a necessidade de troca, consulte o seu médico imediatamente.

Voltar para Notícias