Zumbido

Definição

Zumbido é o termo médico utilizado para denominar os barulhos que se originam dentro do ouvido, podendo afetar uma ou as duas orelhas. Pode variar de pessoa para pessoa em tipo, frequência e intensidade. Ele pode ser classificado em duas categorias:

Zumbido Objetivo – quando o ruído pode ser percebido por outra pessoa e mensurado diretamente por um fonoaudiólogo. Normalmente pode ser tratado com medicamentos.

Zumbido Subjetivo – quando é interno e audível apenas para o paciente, mas não é mensurável.

Quando o zumbido desaparece rapidamente, como por exemplo após um show com música alta, é chamado de agudo. Porém, se ele for permanente, é caracterizado como crônico.

É importante lembrar que o zumbido não é uma doença, mas sim um sintoma.

Termos e tipos de zumbidos

Causas

Além dos problemas de audição, também pode ser causado por uma disfunção dentária (ex: bruxismo) e dor cervical crônica. Até mesmo alguns medicamentos podem desencadear o zumbido e resultar em zumbido permanente.

Diagnóstico

Para um diagnóstico preciso o médico deve realizar exames otorrinolaringológicos, odontológicos, ortodônticos e ortopédicos. Em testes específicos podem ser determinadas a frequência e a intensidade do zumbido, além de identificar se há perda auditiva associada.

diagnóstico de zumbido

Efeitos

Os efeitos dependem do volume, frequência, duração e percepção individual do zumbido. Por ser um barulho desagradável, pode causar estresse e irritação, diminuindo a qualidade de vida. Em casos mais graves, a tensão gerada pelo zumbido pode causar problemas de sono, fobias e depressão.

Controle

Existem diversas maneiras para os pacientes lidarem com a sua condição para que o zumbido não controle suas vidas. Uma delas é a terapia cognitivo-comportamental, que tem como foco informações orientadas, análise do comportamento pessoal, prática de exercícios e experiências positivas. A terapia aborda os seguintes aspectos:

 

aprender-mais

Aprender mais

Explicações detalhadas sobre o zumbido, com o intuito de desmistificar o sintoma e entender como as emoções e sentimentos podem influenciar.

mudar-habitos

Mudar Hábitos

Desviar os hábitos que estimulam o zumbido e aprender métodos de relaxamento e técnicas de habituação.

reaprender-a-ouvir

Reaprender a ouvir

Estimulação acústica e treinamento para uso de aparelhos que possam desviar a atenção do zumbido.

Soluções e Técnicas

Graças a tecnologia é possível vencer o zumbido. A ideia é permitir que o cérebro escute e mude o foco do zumbido para sons externos.

Aparelhos auditivos

Os aparelhos auditivos amplificam o som do ambiente e o transmite para a orelha. Isso faz com que o usuário aumente seu foco nos barulhos, sons e sinais que estão a sua volta, reduzindo a atenção no zumbido.

Geradores de som

Indicados para pessoas que não possuem perda auditiva, eles geram um som suave para distrair e aliviar o paciente do zumbido.

Dispositivos combinados

Em lugares silenciosos, apenas o aparelho auditivo não ajuda na distração do zumbido, pois sua função é aumentar o som do ambiente. Nesses casos pode ser útil o uso do aparelho combinado com o gerador de som.