A perda auditiva pode acontecer em qualquer idade, mas é muito mais fácil percebê-la em pessoas maiores. Agora, em crianças é um processo mais complicado, principalmente ao nascer, porque pode ter consequências ainda mais sérias.

Hoje, uma a cada mil crianças sofrem com a perda auditiva permanente significativa. De perda auditiva leve já podemos falar em seis em mil crianças. Aos 18 anos, são 17 em mil adolescentes com grau de perda auditiva.

Por isso, esse é um assunto que merece muita atenção, e deve ser tratado com seriedade!

Possíveis causas de perda auditiva na infância

São muitas as causas de perda auditiva na infância, mas a principal é quando uma criança desenvolve alergias, resfriados, gripes e há acúmulo de líquido na orelha, fazendo com que o ambiente se torne propício a fungos e bactérias, que podem causar a perda auditiva leve ou temporária.

Se esse líquido permanecer na orelha e causar um processo infeccioso, pode vir a se transformar em um caso de perda auditiva permanente.

Por isso, é importante sempre estar atento aos ouvidos, quando estão molhados, mesmo depois do banho ou da natação, mantenha os ouvidos sempre secos!

Como identificar uma perda auditiva em crianças

No Brasil, a triagem auditiva neonatal é obrigatória e geralmente é feita com a criança ainda na maternidade (foi regulamentada em 2012, num programa chamado TANU). O teste da orelhinha ou exame de emissões otoacústicas evocadas é o método mais utilizado para constatar possíveis problemas auditivos nos recém-nascidos.

O exame consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno por meio de uma delicada sonda introduzida na orelha do bebê. É seguro, indolor e leva de 5 a 10 minutos para ser concluído. No caso de suspeita de alguma anormalidade, a criança é encaminhada para uma avaliação otológica e audiológica completa.

Mas, apesar disso, ainda é muito comum que a criança sofra alguma perda depois de um certo período, por isso, vamos destacar outros sintomas para que você seja capaz de observar os comportamentos do seu pequeno, e entenda o porquê eles.

Outros sintomas de perda auditiva em crianças (inclusive com mais idade) incluem:

Esses são alguns comportamentos que podem ser percebidos em crianças menores, e assim desconfiar de algum problema de audição.

Para um diagnóstico preciso, são necessários diferentes tipos de testes, que variam de acordo com a idade da criança. Exame de EOA, teste de PEATE, teste de ASSR, audiograma e timpanometria.

Quanto mais cedo diagnosticada, maiores as chances de a criança ouvir e falar o melhor possível.

A perda auditiva em crianças é um assunto sério, que deve ser tratado da maneira correta! Esteja atento aos mínimos detalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *