A perda auditiva, muitas vezes apresenta-se como uma condição congênita, mas não podemos descartar a possibilidade de também ser resultado de diversas causas que podem ser prevenidas, bem como exposição ao ruído, poluição sonora, infeção…
Por isso, no artigo de hoje, falaremos sobre algumas recomendações que podem ajudar a prevenir a perda auditiva em crianças, garantindo o bem-estar delas.
Evite ruídos altos
Ruídos altos é uma das principais causas da perda auditiva. Por isso, a recomendação é evitar a poluição sonora da cidade, ruídos altos, como ferramentas, veículos como caminhões, ônibus, buzinas de carros e volume de música alto em espaços pequenos (festas/shows).
Os ouvidos das crianças são muito delicados, por isso, é importante mantê-las longe desses ruídos!
Fones de ouvido
Os fones de ouvido são um perigo em qualquer idade, mas principalmente nas crianças. Se o seu filho, irmão, primo, ou alguma criança que conheça faz o uso contínuo de fones de ouvido para reprodução de diferentes áudios, tome cuidado!
Usar fones de ouvido por longos períodos pode causar a perda de audição, principalmente se utilizado com um volume alto, além do recomendado.
E lembre-se de utilizar fones de ouvido de alta qualidade, porque as vantagens de uma tecnologia mais avançada para o nosso ouvido, são diversas. Eles ajudam a eliminar o ruído externo, sem que haja necessidade de aumentar o volume, por exemplo.
Volume de dispositivos eletrônicos
O volume dos dispositivos eletrônicos, como televisão, caixinhas de músicas ou celulares, todos eles podem afetar a sua audição, claro que a longo prazo.
É importante sempre estar ligado nos aparelhos eletrônicos dos nossos pequenos, principalmente quando eles aumentam muito o volume dos aparelhos, afinal, isso pode ser um sinal de perda auditiva.
Uso de cotonetes
Não use cotonetes para “limpar” os ouvidos dos pequenos. O cotonete não é sinônimo de higiene auditiva, muito pelo contrário!
É contraindicado introduzir qualquer objeto nos ouvidos, porque eles empurram a “cera de ouvido” e tapa os ouvidos. Por isso, tenha muito cuidado ao fazer a higiene diária do seu filho, busque não introduzir nada no ouvido deles!
O ouvido é autolimpante, por isso é indicado que apenas lave a área externa da orelha no chuveiro, sem jogar água diretamente na cavidade, e termine a limpeza com uma toalha ou um pano úmido.
Seque bem as orelhas
Todo cuidado é importante quando se trata do ouvido dos nossos pequenos. Depois do banho, ou depois da aula de natação, do parque, é muito importante secar bem as orelhas, para prevenir infecções por fungos.
A umidade torna o canal auditivo muito mais propício aos fungos e bactérias, por isso é importante sempre manter o local seco.
E uma dica muito importante, é utilizar protetores de ouvido quando vão fazer aulas de natação, ou brincar em clubes, para garantir maior proteção dos ouvidos!
Trate as infeções adequadamente
Essa é a maior causa da perda auditiva, e inclui gripes, resfriados e outras infecções, que se tornam agravantes.
Busque ajuda médica e não se automedique de maneira alguma. Busque um médico especialista para analisar qual é a melhor solução para a infecção do seu pequeno!
Esse é um cuidado que devemos ter com os nossos pequenos sempre!