O ouvido é o órgão responsável principalmente pela audição. É muito comum que as pessoas só prestem atenção nele quando começa a apresentar problemas, como perda auditiva e zumbido. Porém, isso não pode servir como desculpa para não ter os cuidados corretos com a audição. Confira abaixo 3 coisas que você nunca deveria fazer aos seus ouvidos:
Limpar o ouvido com cotonetes é extremamente perigoso. O produto que é utilizado com a pretensão de retirar a cera do ouvido é, na verdade, mais propenso a empurrar a cera para mais fundo. Isso torna cada vez mais difícil retirá-la até o momento em que é necessário realizar um procedimento médico para isso. A cera é uma proteção necessária para o funcionamento correto dos ouvidos.
Entre os malefícios, o cotonete também pode remover a cera e causar irritação e coceira. Além disso, existem casos em que o cotonete já causou perfuração no tímpano e danos à audição.
Essa é uma das principais práticas nocivas para a audição. A perda auditiva acontece quando as células responsáveis por captar as ondas sonoras e transformá-las em sinais elétricos são danificadas ou morrem. O volume alto das músicas em fones de ouvidos contribuem para que isso aconteça.
A perda auditiva induzida por ruído combina dois fatores: volume e quantidade de tempo. Por isso, é importante ficar atento e gerenciar o uso dos fones de ouvido para evitar problemas no futuro. O ideal é diminuir o som até um nível moderado, para ouvir suas músicas favoritas sem correr riscos. Alguns smartphones possuem a função de avisar o usuário quando o volume está muito alto. Dessa forma, o celular mostra na tela uma notificação com a sugestão de não aumentar o volume a partir daquele limite.
Além disso, ouvir músicas no máximo volume também pode ser um problema para o próprio fone. Quando excessivamente alto, o volume danifica os drivers do aparelho com o tempo, levando a distorções e à perda de qualidade do áudio.
A exposição prolongada a altos ruídos é uma das principais causas da perda auditiva. Por isso, pessoas que trabalham em ambientes ruidosos, como na construção civil e em aeroportos, são obrigadas por lei a usar protetores auriculares. Em eventos como shows e festivais, até mesmo alguns artistas recomendam o uso dos protetores pelo público.
Se você acredita que possui algum problema auditivo, procure um especialista. Entre em contato com a Acurys para agendar uma avaliação!
Voltar para Notícias