Você sabia que existem diversas doenças auditivas que também podem causar perda da audição? Algumas causas de perda auditiva são mais conhecidas, como a exposição frequente a ambientes muito barulhentos e a perfuração no tímpano. Confira uma lista com várias destas doenças:
A doença de ménière está relacionada ao excesso de líquido no ouvido interno por conta de uma falha no sistema linfático. Os principais sintomas são vertigem, inchaço, pressão, zumbido e perda auditiva. Os distúrbios ocorrem de forma imprevisível e podem durar até vinte e quatro horas.
Na maioria dos casos, o tratamento é realizado com remédios para vertigem. Recentemente surgiu outro tipo de tratamento, com o Meniett, um dispositivo que é instalado no ouvido e equilibra a pressão no órgão. No entanto, esse dispositivo não surte efeito em todos os pacientes.
Labirintites são doenças auditivas que afetam o labirinto, também conhecido como ouvido interno. Entre os principais sintomas estão: tontura, falta de ar, dor de cabeça e náusea. Elas podem ser causadas por diversos fatores, como por exemplo, diabetes, problemas emocionais, lesões no ouvido interno, consumo excessivo de álcool e tabaco, entre outros. O motivo deve ser identificado pelo médico para ser tratado adequadamente. Somente assim é possível evitar complicações que levem à perda auditiva.
As otites são inflamações que acontecem no ouvido médio. Elas podem surgir a partir da entrada de água no ouvido, de uma gripe ou processo alérgico. São causadas por vírus ou bactérias que fazem com que fique acumulado líquido atrás do tímpano. O problema causa dor e, em alguns casos, pode resultar em problemas auditivos temporários.
É a causa mais comum de problemas auditivos em crianças. Assim, se não for tratada corretamente, pode causar perda da audição. O tratamento é normalmente realizado com medicamentos, mas em alguns casos pode ser necessária a realização de uma cirurgia.
É causada pelo crescimento anormal do estribo, um dos três ossos do ouvido interno. Assim, ele impede o funcionamento adequado das estruturas, o que interfere na capacidade de ouvir. Apesar de ser hereditário, existem casos de pacientes que não possuem histórico na família.
O tratamento em casos mais leves é realizado com o uso de aparelho auditivo. Entretanto, se não for realizado de forma correta, pode agravar para uma surdez completa. Já nos casos mais graves, por exemplo, pode ser necessária a realização de uma intervenção cirúrgica.
Existem diversos medicamentos que possuem substâncias prejudiciais aos ouvidos. Eles podem causar efeitos temporários ou permanentes, reversíveis ou não. Alguns dos sintomas são zumbido, vertigem e perda da audição.
A dose, a duração do tratamento, a taxa de infusão e outros fatores influenciam na ototoxicidade de um medicamento. Por isso, é muito importante seguir à risca a receita do médico ao paciente. Entre as drogas que podem causar essas consequências, estão: neomicina, canamicina, ácido etacrínico, sacilatos, antineoplásicos e outros.
O zumbido ou tinnitus é o barulho persistente que pode atingir um ou dois ouvidos. Ele gera um grande incômodo para o paciente, impedindo, então, a concentração em tarefas do dia a dia e até mesmo atrapalhando o sono. Em alguns casos, ele é temporário, como quando a pessoa fica exposta por muito tempo ao som alto durante um show, por exemplo. Ao sair de lá, ela pode ficar com a sensação de zumbido durante algumas horas.
Quando o zumbido é contínuo, ele é chamado de zumbido crônico. É quando o paciente ouve o tempo todo um som irritante, como o de um apito ou buzina. A causa mais comum é a exposição prolongada a ruídos fortes. Porém, o consumo de drogas ou lesões na cabeça também podem ser causadores. Entre os efeitos colaterais estão principalmente o estresse, a fadiga e a perda auditiva.
Todas essas doenças auditivas precisam de um diagnóstico rápido e do tratamento correto. Somente assim é possível evitar que problemas sérios, como a perda da audição sejam desencadeados. Mas se você ou alguém que você ama está com suspeita de perda auditiva, não se desespere! Entre em contato com a Acurys para agendar uma avaliação e tomar todas as providências necessárias para ter a melhor qualidade de vida nessa situação.
Voltar para Notícias