8 tipos de perda auditiva: aspectos que vão além da idade e ruído

8 tipos de perda auditiva: aspectos que vão além da idade e ruído

8 tipos de perda auditiva: aspectos que vão além da idade e ruído

A perda auditiva ocorre quando a habilidade de ouvir do indivíduo é reduzida. Ela pode afetar não somente a escuta, mas a fala e o equilíbrio também. Consequentemente, a pessoa terá dificuldades para acompanhar diálogos, atender telefonemas e identificar se um carro está se aproximando. Uma estimativa da OMS diz que até 2050 mais de 900 milhões de pessoas terão perda auditiva. O dado serve como alerta e também é importante lembrar que existem tipos de perdas auditivas inevitáveis. O envelhecimento e a exposição ao ruído são as principais causas, porém, ainda existem outros tipos que talvez você não conheça. Dessa forma, listamos 8 tipos de perda auditiva para conhecer um pouco mais.

1. Relacionada à idade

Esta é a causa responsável pela maioria dos casos. Ela está ligada diretamente ao envelhecimento da pessoa, portanto sua capacidade de ouvir diminui conforme os anos. Isso ocorre porque algumas células ciliadas da cóclea, que são responsáveis por captar a vibração dos sons e enviar ao nervo auditivo, perdem a capacidade de se multiplicar. Porém, a causa é ainda mais complexa, pois, deve-se verificar fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida da pessoa.

2. Induzida por ruídos (PAIR)

Esse tipo de perda auditiva é mais comum em profissões que têm uma exposição prolongada a volumes que excedem os 80 dB recomendados. O som intenso e recorrente de máquinas, shows, aviões, entre outros pode causar danos permanentes. É primordial que todos tomem cuidado com os excessos de ruídos do dia a dia, por conta dos riscos gerados à saúde auditiva.

3. Alterações na tireoide

Alterações na tireoide como o hipotireoidismo podem ser relacionadas com o zumbido e a perda de audição. Por isso, toda disfunção hormonal deve ser tratada com o médico para evitar problemas subjacentes, como o prejuízo à audição.

4. Infecções

A produção de secreção durante uma infecção, obstrui e atrapalha o movimento do tímpano e ossos do ouvido ligados a ele. Isso faz com que o som não chegue até o nervo do ouvido podendo prejudicá-lo. Por isso, é fundamental a identificação da doença o mais cedo possível, para obter o tratamento adequado e evitar danos mais sérios à audição.

5. Causada por medicamentos

Um dos tipos de perda auditiva pouco conhecidos são por remédios. Alguns medicamentos possuem substâncias tóxicas que afetam as células da cóclea. Por isso, são chamados de ototóxicos.

Quando administrados sem restrições, em excesso ou por um longo período de tempo, podem causar danos à audição que são geralmente temporários, mas podem se tornar permanentes. Dentre a lista de medicamentos ototóxicos temos: anti-inflamatórios, ácido acetilsalicílico, antibióticos e os quimioterápicos.

6. Perfuração do Tímpano

O tímpano é uma membrana fina que separa o ouvido médio do canal auditivo. Quando perfurado pode ocasionar a perda de audição. Existe um equilíbrio de pressão dos dois lados do tímpano que faz com que ele se movimente e produza o som.

Por ser um membro muito sensível, pode romper facilmente por conta da pressão de um tapa ou beijo contra a membrana, inserções de objetos na orelha e explosões (sons altos).

7. Surdez congênita

A surdez congênita é aquela que a criança adquire durante a gestação. Os fatores que podem influenciar neste tipo de perda são: condições genéticas, medicamentos durante a gravidez, contaminações adquiridas durante a gravidez, a falta de oxigenação no parto, entre outros.

8. Perda Transitória

A perda auditiva transitória é temporária e ocorre quando há exposição em lugares com sons muito altos, como por exemplo em shows. Primeiramente, a pessoa pode ter a sensação de um ouvido tampado ou zumbido, que podem evoluir para a perda. Nesses casos, o melhor a se fazer é ficar em um lugar silencioso e calmo até que os sintomas passem. Dessa forma, evita que a condição se agrave para uma perda auditiva induzida por ruído.

Voltar para Notícias