fbpx

A adaptação dos aparelhos auditivos com a ajuda de familiares

A adaptação dos aparelhos auditivos com a ajuda de familiares

A adaptação dos aparelhos auditivos com a ajuda de familiares

Você sabia que os familiares ajudam na adaptação dos aparelhos auditivos? Sentir que já não consegue ouvir mais como antes, além de causar tristeza e desânimo, pode acarretar em um isolamento social e perda de qualidade de vida. Na maioria das vezes, a escolha mais recomendada para lidar com o problema da perda auditiva é o uso dos aparelhos auditivos. 

No entanto, a adaptação dos aparelhos auditivos pode ser uma etapa difícil – tão difícil quanto a própria perda auditiva. É provável  que no início, possa haver um estranhamento da parte de quem está iniciando o seu uso. 

O apoio familiar é de extrema importância nesse momento! É necessário ter calma e paciência com aqueles que estão passando por essa situação. Contudo, não hesite em ficar ao seu lado e entenda as dificuldades que podem surgir nesse período de adaptação. Por isso, separamos algumas dicas importantes para você que eventualmente queira ajudar algum membro de sua família:

Como posso ajudar o meu familiar a se adaptar ao aparelho auditivo?

  • Treine conversas com o novo usuário dos aparelhos auditivos. Ajude-o a treinar a ouvir com os aparelhos auditivos através de leituras em voz alta. Dessa forma, a pessoa reconhece novos sons.
  • Ajude-o a diferenciar palavras. Faça uma lista de palavras que são similares e ajude o seu familiar a diferenciá-la. Com o tempo, ele será capaz de realizar esta atividade automaticamente.
  • Incentive o uso dos aparelhos durante o máximo de tempo. Comece incentivando o seu uso dentro de casa. Ao iniciar o uso de aparelhos auditivos, o usuário aprende a ouvir de novo. Por isso, é muito comum que ocorra um estranhamento ao princípio.

Para voltar a ouvir bem, não basta apenas usar um aparelho auditivo. Mas este é só o começo da etapa desse tipo de reabilitação auditiva. É necessário persistir e não desistir desse novo desafio. Para ultrapassar esse momento, nada como a ajuda de seu familiar!

Por isso, não sinta vergonha de pedir ajuda e não deixe de ajudar a quem precisa. A cumplicidade familiar pode ajudar em todos os momentos!

Cuide do seu ouvido! Entre em contato com a Acurys para te ajudarmos.

Voltar para Notícias