A produtividade no trabalho e a perda auditiva

A produtividade no trabalho e a perda auditiva

Existem uma variedade de ambientes de trabalhos: alguns com mais ruídos que os outros, alguns mais silenciosos. No entanto, em qualquer um deles devemos estar sempre atentos ao que está acontecendo. 

A deficiência auditiva pode afetar diretamente a produtividade no trabalho. Não escutar direito o que seu chefe está dizendo, ou não escutar algum colega te chamar são certamente indícios de que sua audição pode estar comprometida. 

Mais de cinco milhões de pessoas têm algum grau de deficiência auditiva no Brasil. Portanto, isso significa que 2,5% da população está afetada, ou que em uma empresa com mil funcionários, 25 pessoas sofrem com algum tipo de limitação. 

Como proteger sua audição no trabalho?

  • Evite o uso de fones de ouvido por tempo prolongado.
  • Não ouça sons em volumes muito elevados.
  • Evite ficar perto de caixas de som em eventos e festas.
  • Se você trabalha com máquinas e equipamentos que fazem muito barulho, o ideal é redobrar atenção ao uso de Equipamentos de Proteção Industrial (EPI).

Dicas!

  • Fique atento aos seus colegas. Se algum deles apresentar sinais de redução da audição, sugira que marque uma consulta médica antes que sua audição seja mais prejudicada. 
  • Em época de Copa do Mundo, carnaval, férias, Ano Novo, sugira ao RH de sua empresa para que faça campanhas para conscientização dos perigos que os possíveis sons altos podem causar. 
  • Ao fazer campanhas a favor da saúde auditiva, deve-se vincular com a valorização da voz. 
  • Por fim, não se esquecer de fornecer um equipamento de qualidade para os seus funcionários. Evitar fones que pressionem os ouvidos, equipamentos leves, e fazer um revezamento entre aqueles que passam mais tempo com equipamentos telefônicos e os que não.

É muito importante fazer o check-up auditivo anualmente. O nome do exame é audiometria, e é rápido e indolor. Não deixe de checar a saúde de sua audição!

Voltar para Notícias