Alergias podem causar perda auditiva temporária

Alergias podem causar perda auditiva temporária

Alergias podem causar perda auditiva temporária

Você sabia que alergias podem afetar a sua audição? Por mais que essas condições sejam por curtos períodos de tempo, a perda auditiva temporária é inconveniente. Ela acontece porque a transmissão do som entre o ouvido médio ou externo até o ouvido interno é bloqueada. Isso ocorre por conta de possível inchaço no canal auditivo ou coceira no ouvido, que dificultam a transmissão dos sons.

As alergias também podem acumular fluidos no ouvido médio. Eles são capazes de bloquear as Trompas de Eustáquio, que ligam o ouvido à parte de trás da cavidade nasal. As trompas são responsáveis por manter o equilíbrio das pressões entre o nariz e a orelha. Por isso, você pode ter a sensação de que os ouvidos estão cheios ou entupidos. Vale lembrar que o acúmulo de fluidos é um terreno fértil para a proliferação de bactérias, que também podem levar a infecções no ouvido e piorar a situação.

Perda auditiva temporária x perda auditiva repentina

É importante frisar que as duas são diferentes. A perda auditiva por alergias costuma ser temporária. Isso significa que quando a alergia for tratada, a perda auditiva some junto com ela. Mas quando falamos em perda auditiva neurossensorial súbita (PANSS), ela pode causar surdez permanente.

A PANSS pode ser causada por diversos fatores: traumatismo craniano, doença autoimune, infecções virais ou bacterianas, má circulação sanguínea, uso de drogas ototóxicas ou doença neurológica. Ela normalmente ocorre junto com a sensação de pressão no ouvido, zumbido ou até tontura. A PANSS também pode ser temporária quando é tratada de maneira adequada. Porém é preciso um diagnóstico rápido para que isso aconteça.

Quando procurar um médico

Se tiver alguma perda auditiva súbita, não hesite em procurar um médico especializado para realizar um exame. Somente ele pode definir se a perda auditiva é por conta de uma obstrução, como o inchaço ou fluido, ou se é resultado de um problema mais sério. Lembre-se que a perda auditiva pode afetar significativamente a sua saúde, então ela nunca deve ser ignorada, mesmo que você acredite que seja causada por uma alergia.

Está com algum desses sintomas? Agende agora mesmo a sua consulta!

Voltar para Notícias