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Atividade física: quais as mais indicadas para os idosos?

Atividade Física para Idosos

Atividade física: quais as mais indicadas para os idosos?

A atividade física é recomendada para idosos?

Sim, as atividades físicas são de extrema importância para os idosos se manterem saudáveis e terem uma boa qualidade de vida. Afinal, a prática de exercícios físicos fazem bem à pessoas de qualquer faixa etária, mas para os de idade mais avançada, elas contribuem para aumento na qualidade de vida e prevenção de doenças, como obesidade, diabetes e pressão alta.

As atividades físicas, quando praticadas regularmente, inibem alterações orgânicas que se associam ao processo degenerativo, contribuem para a reabilitação de determinadas patologias que podem aumentar os índices de morbidade e mortalidade e agem também sobre a saúde mental.

Além de todos os benefícios para a saúde física e mental, a prática de exercícios físicos, quando feitas em grupos, também podem ajudar no relacionamento e criar novas amizades aos idosos.

Confira nesse post quais são as 5 principais atividades físicas para idosos:

Tai Chi Chuan

Tai chi chuan é uma arte marcial japonesa que promove o relaxamento por meio de seus movimentos lentos. Essa atividade física é altamente recomendada para o pessoal da terceira idade que pretende melhorar a flexibilidade da coluna lombar, fortalecer os músculos da perna e, inclusive, se livrar da depressão, distúrbios do humor e ansiedade.

O Tai Chi Chuan ajuda na função cardiorrespiratória, no controle mental, na flexibilidade e no controle do equilíbrio em idosos. A prática também melhora a força muscular e reduz o risco de quedas neste grupo etário. Ele pode ser realizado em conjunto com outros idosos nas academias ou até mesmo em parques ao ar livre.

Pilates

O pilates é uma ótima alternativa de atividade física para os idosos. Os exercícios de baixo impacto, tornam a prática segura. Além disso, o o pilates também trabalha o fortalecimento dos músculos e a coordenação motora. Entre os benefícios estão o melhoramento do condicionamento cardiovascular e a conservação da massa muscular. No final, o método consegue trabalhar a postura, flexibilidade, articulações e dores generalizadas sem comprometer o bem-estar do idoso.

O pilates pode ser praticado em casa, com o auxilio de um fisioterapeuta e necessitam de pouquíssimos instrumentos, ou em estúdios de academias.

atividade fisica para idosos

As atividades físicas, quando praticadas em grupos, podem ajudar os idosos a criarem relacionamentos. (Foto/Reprodução)

Dança

A dança também é uma atividade física recomendada para os idosos. Como na maioria das vezes é e feita em grupos, a dança promove a integração e melhora o relacionamento social dos idosos.

Além disso, a dança igualmente estimula a memória e também incentiva a concentração, melhora o equilíbrio, a coordenação motora, combate a depressão e eleva a autoestima.

Caminhada

Semelhantemente, à dança, a caminhada ajuda os idosos a manterem a mente e os corpos ativos. Essa atividade física ajuda a prevenir e retardar o desenvolvimento de doenças que podem colocar em risco a qualidade de vida das pessoas, como uma debilidade física ou incapacidade permanente. Afinal, caminhada ajuda a fortalecer os ossos, as articulações e aumentar a massa muscular. E ainda mais, ela previne o surgimento da obesidade e reduz a incidência de doenças cardíacas.

Natação

Por último, mas não menos importante, as atividades aquáticas como natação e hidroginástica, permitem a realização de movimentos sem impactar articulações e tendões. Além dos efeitos musculares, a natação é benéfica para o sistema respiratório e cardiovascular, ajudando na recuperação de enfermidades. Também ajudam a aliviar o estresse e dão maior disposição para enfrentar as atividades do dia a dia.

Viram só como as atividades físicas são benéficas para os idosos? Não deixe de estimular um familiar ou um conhecido seu que está entrando na terceira idade, afinal a prática de atividades físicas pode mudar a vida deles!

Cuide do seu ouvido! Entre em contato com a Acurys para te ajudarmos.

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