60% dos casos de perda auditiva em crianças podem ser evitados! Aprenda a identificar os sinais para cuidar da audição dos pequenos.

Já falamos aqui sobre as causas mais comuns da perda auditiva e das maneiras de reconhecer a perda auditiva em crianças, e hoje mostraremos que a perda auditiva em crianças pode ser evitada, trazendo uma maior qualidade de vida para os nossos pequenos!

Quais as principais causas de perdas auditivas?

A deficiência auditiva pode acontecer em qualquer fase da vida, sendo classificada em congênitas ou adquiridas.

As congênitas são aquelas provocadas por alterações genéticas ou hereditárias e, por doenças gestacionais infecciosas ou infecto contagiosas (rubéola, sarampo, herpes, sífilis, toxoplasmose…)

Já as adquiridas são aquelas quando o próprio indivíduo é exposto a algumas doenças infecto contagiosas (meningite, sarampo e caxumba), ou sofre efeitos adversos de medicamentos, traumatismo craniano ou exposições a poluição sonora e ruídos de alta intensidade.

Além de outras causas como a hipertensão arterial e diabetes, que também podems e tornar uma causa de perda auditiva.

E ainda pode estar relacionada ao processo de envelhecimento, que é um processo natural do corpo, mas que também pode ser somado às várias exposições ocorridas no decorrer da vida.

A perda auditiva pode ser reversível?

Na deficiência condutiva, a alteração é mecânica, ou seja, a propagação do som é impedida de progredir por alguma barreira como cera, corpos estranhos no conduto auditivo, perfuração da membrana timpânica.

Além desses, a otite aguda e crônica e alguns tumores também são barreiras para a transmissão de som. Portanto, sim, nesses casos existem o tratamento clínico ou cirúrgico, e pode reverter a perda auditiva.

Já a deficiência neurossensorial, apresenta um problema no nervo auditivo, ou na cóclea, sendo relacionado a exposição de ruídos e a idade, ou a doenças metabólicas ou hereditárias, infecções virais e bacterianas, tumores no nervo auditivo e doenças neurológicas, que são de caráter irreversível!

As consequências da perda auditiva são sempre negativas, independente da idade, podendo afetar a fala, escrita, aprendizado, desenvolvimento e até mesmo levar a alterações comportamentais.

Além disso, pode apresentar consequências negativas nas relações sociais, familiares, e pode causar efeitos negativos para a saúde mental, e até física, como isolamento socia, tristeza e depressão, além de alterações cognitivas e de memória, principalmente na velhice, podendo se transformar em demência.

Por isso, é importante estar atento e procurar tomar os cuidados corretos com o ouvido, a fim de evitar a perda auditiva!

Quais cuidados devemos manter para preservar nossa saúde auditiva?

Existem meios de preservar a nossa audição e prevenir a perda auditiva, e esses cuidados vão desde o período pré-gestacional (vacina contra rubéola), continuando até o período pós-parto, mantendo as vacinas atualizadas e o uso de proteção auricular quando expostos a ambientes com muita poluição sonora, e o controle de hipertensão e diabetes.

Apesar dos cuidados quando pequenos, todas as faixas etárias devem estar atentas aos cuidados, a fim de evitar a perda auditiva, seja ela leve, moderada ou permanente.

Por isso, é importante sempre passar com um especialista que possa indicar as melhores prevenções e tratamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *