fbpx

Como é medido um audiograma?

Audiograma

Como é medido um audiograma?

O audiograma é um teste auditivo que gera um conjunto de indicadores para saber se o paciente possui ou não deficiência auditiva. Por isso, este teste faz parte do grupo de exames importantes para se cuidar e manter sua saúde auditiva em dia!

Como funciona o audiograma?

Os resultados do teste auditivo são apresentados na forma de um audiograma que apresenta dois eixos. O eixo vertical é utilizado para ler o nível e a intensidade do som medidos em decibéis (dB). Já o eixo horizontal é utilizado para ler a frequência e a altura do som, que são medidas em hertz (Hz).

🔹Os níveis de ruído são medidos com decibéis (dB). O lançamento de um foguete, por exemplo, possui 180 dB sendo considerado um som muito alto, um sussurro possui 30 dB. Um resultado com até 25 dB indica uma audição normal.

🔹Quanto maior for o número em hertz (Hz), maior será a frequência do som. As vibrações entre os 20 e os 20.000 hertz, por exemplo, são interpretadas por uma pessoa com capacidade auditiva normal como som. Portanto, um som alto pode ser o cantar dos pássaros e os sons mais baixos incluem, por exemplo, um trovão distante.

Tipos de deficiência auditiva

A deficiência auditiva pode ocorrer de diferentes formas e graus de gravidade, sendo possível diferenciar quatro tipos principais de deficiência auditiva:

  • Deficiência auditiva condutiva: ocorre quando os sons do ambiente ao seu redor não estão sendo conduzidos corretamente por meio da orelha externa e média.
  • Deficiência auditiva neurossensorial: pode ser causada por exposição a ruídos muito altos ou por lesões como traumatismo craniano. É o tipo mais comum de perda auditiva e ocorre quando há algum problema com o ouvido interno, ou na comunicação deste órgão com o cérebro. Pessoas com perda auditiva neurossensorial percebam os sons, mas não entendem o que eles significam.
  • Deficiência auditiva mista: é quando a pessoa tem perda auditiva condutiva e neurossensorial. Indica problemas no ouvido externo, médio e interno.
  • Deficiência auditiva neural: ocorre quando o nervo auditivo está comprometido ou não até mesmo ausente. O nervo não é capaz de transformar os sons em informações para o cérebro.

Manter seus exames e consultas em dia é cuidar da sua saúde auditiva e da sua qualidade de vida. Assim, você pode escutar a felicidade nos momentos mais simples da vida, e a Acurys está junto com você nesta missão. Trabalhamos com a exclusividade da marca Signia e estamos prontos para ajudar você.

Para saber mais sobre a audiometria e cuidar da sua audição, entre em contato conosco, nossa equipe especializada de fonoaudiólogas está pronta para atender você.

Voltar para Notícias