Como entender melhor as pessoas que usam máscaras

Como entender melhor as pessoas que usam máscaras

Como entender melhor as pessoas que usam máscaras

Entender melhor as pessoas que usam máscaras é uma preocupação durante a pandemia do novo coronavírus para quem tem deficiência auditiva.

A interpretação de expressões faciais e a leitura labial, são formas de entendimento importantes durante a comunicação de pessoas com perda auditiva. Por isso, o uso de máscaras coloca uma barreira em um processo de comunicação, que já exige mais esforço.

Neste texto, a Acurys te mostra como o deficiente auditivo pode entender melhor as pessoas que usam máscaras, e você ainda pode conferir o Ebook que criamos em parceria com a Signia: Ouvindo Melhor as Pessoas que Falam Usando Máscaras .

IMPACTO ACÚSTICO DAS MÁSCARAS:

Além dos fatores citados acima, as máscaras também impactam na acústica da fala. Para comprovar essa afirmação, Goldin e Weinstein (2020) analisaram três tipos de máscaras médicas: uma máscara médica simples e dois tipos de máscaras N95.  Verificaram uma redução de 3-4 dB para a máscara simples e aproximadamente 12 dB para as máscaras N95.

Como resultado dessas descobertas, a Signia divulgou um conteúdo com informações para que o paciente possa otimizar o uso de seus aparelhos auditivos. Assim, é possível ouvir e entender melhor as pessoas que utilizam máscaras.

OBTENDO UM RESULTADO MAIS EFICIENTE

Através de configurações manuais dos seus aparelhos auditivos, é possível melhorar suas experiências nesse momento.

Todos as configurações podem ser feitas através do seu SigniaApp, ou via TeleCare.

Indivíduo em ambiente hospitalar: por ser um ambiente com ruídos de fundo contínuos, além de haver um nível de tensão emocional elevado, é recomendado o uso de aparelhos com níveis de tecnologia mais altos, para que os microfones possam entrar no modo feixe estreito, caso seja um momento de escuta mais complexa.

Além disso, é recomendado também o usar o StreamLine Mic, acessório que pode estar sempre com o paciente e pode ser usado pelo profissional de saúde. O uso do aparelho com o acessório, pode proporcionar uma relação sinal/ruído melhor para quem possui a deficiência auditiva, mesmo que o profissional esteja se movimentando durante a conversa.

Indivíduo em casa ou ambiente externo: Caso o indivíduo tenha contato com pessoas que estejam fazendo o uso de máscaras, sugere-se que ele crie um programa configurado de maneira manual que irá possuir características especiais para seu aparelho auditivo.

CONFIGURANDO SEUS APARELHOS SIGNIA

Para configurar o programa manualmente, primeiramente o indivíduo irá copiar o programa Universal e renomear o mesmo como “Máscara”. Em “Ajuste de Frequência”, irá aumentar em 3dB as frequências de 2.000 Hz a 4.000 Hz. Após, ainda em “Ajuste de Frequência”, aumentar em 5 dB acima de 4.000 Hz.

O indivíduo irá em “Compressão” para configurar a compensação do aumento da distância entre ele (que utiliza o aparelho), e o falante. Para isso, irá aumentar o ganho para sons fracos (LI50) em 2dB, para todos os canais.

Em “Ajuste Básico”, para compensar a falta de pistas visuais, o indivíduo irá aumentar a “Fala” em 1 clique.

DICAS ADICIONAIS PARA SEUS APARELHOS SIGNIA

Logo, com o propósito de tirar o máximo proveito dos produtos Signia, seguem mais algumas dicas fazendo o uso do SigniaApp para a personalização do seu aparelho:

– Aumenta-se o ganho utilizando o controle de volume, tornando a fala ainda mais audível.

– Configura-se o “Balanço de Som” para aumentar o ganho nas altas frequências, dando mais clareza à fala.

– Em “Audição Direcional”, deixa-se o feixe do microfone direcionado para o lado do aparelho em que se quer dar ênfase. Podendo também deixar focado para frente para aumentar a captação nessa direção.

Dessa forma, é possível configurar seus aparelhos Signia para tirar o máximo de proveito deles, fazendo uso de estratégias que podem ser vinculadas ao plano terapêutico dos indivíduos usuários dos aparelhos auditivos.

Veja qual o melhor aparelho Signia para o seu caso, para que além de te ajudar a ouvir melhor possa te proporcionar melhores experiências no seu dia a dia.

A Acurys está pronta para atender você, entre em contato e agende sua avaliação.

Voltar para Notícias