Como funciona a audição do feto?

Mulher grávida fazendo carinho na barriga

Como funciona a audição do feto?

Muitas mamães têm a curiosidade de saber se os bebês conseguem ouvir dentro do útero. A resposta é complexa: sim, mas depende. Vamos entender como funciona a audição do feto?

Até a 20° semana de vida o feto não consegue ouvir. Durante esse período, existe uma massa de células que mantém fechada a extremidade do canal auditivo externo, que tem a missão de transmitir os sons captados pela orelha para o tímpano. É na 21° semana que começa a aventura sonora do bebê.

O útero é um ambiente rico em estímulos de sons que podem ser ouvidos pelo feto. Alguns exemplos são: as batidas do coração, a circulação sanguínea, sons do estômago e intestino e até mesmo a movimentação do esqueleto, como os passos da mãe. De todos os sons aos quais o bebê está exposto neste momento, o que se sobressai é o da voz humana. Portanto, a partir da 21° semana o feto consegue ouvir a voz da mãe e das pessoas que falam próximas ao ventre.

O som que o feto consegue ouvir é o timbre da voz e não a palavra dita. Para que se ouça a palavra articulada, é necessário que o som seja propagado pelo ar entre o emissor e o receptor. Isso não acontece com o feto, pois ele está embebido no líquido amniótico dentro do útero.

Por volta da 34° semana os ossículos (martelo, bigorna e estribo), responsáveis por converter as vibrações do tímpano em ondas que são amplificadas no ouvido interno, começam a funcionar. Porém, elas só exercerão completamente suas funções após o nascimento, com a entrada de ar na orelha média, fazendo a cavidade timpânica se expandir de imediato.

Memória sonora

A voz humana é o primeiro contato do feto com o mundo exterior. Alguns estudos afirmam que os recém-nascidos possuem memória sonora dos últimos três meses da gestação. Eles podem se lembrar de histórias e canções que são ditas repetidamente no decorrer dos meses. Também percebe-se que o bebê reconhece com maior facilidade a voz da mãe, sempre virando o tronco para a direção em que ela está quando fala, mesmo enquanto outras pessoas estão falando com ele.

A audição é um sentido muito importante e deve-se tomar certas precauções desde criança! Saiba como cuidar da audição do seu filho desde a infância.

Voltar para Notícias