Conheça os benefícios da música

Conheça os benefícios da música

Conheça os benefícios da música

O ser humano é musical. Todo mundo gosta de ouvir música, independente das suas preferências de ritmos  e estilos. O que nem todo mundo sabe é que a música pode trazer inúmeros benefícios para a nossa vida.

Benefícios da música

Pesquisadores da Northwestern University, de Chicago comprovaram que o estudo musical desde cedo desenvolve uma audição mais apurada na pessoa. O cérebro é ensinado a diferenciar os comprimentos de onda da série harmônica de modo inconsciente.

A música também ativa o centro de prazer do cérebro. Ela libera dopamina causando uma sensação de bem-estar. Por isso, é usada por médicos, terapeutas e preparadores físicos como tratamento de diversos problemas.

Ela é capaz de aliviar a dor. Isso acontece porque enquanto canta, a pessoa muda o foco, distraindo da dor e tirando a atenção do problema.

No caso dos bebês, quando a mãe canta para o filho, ele consegue memorizar sua voz e cria uma relação com ela. A partir da 21° semana de gestação, a música é capaz de acalmar os bebês.

Também ajuda a relaxar e a combater o estresse nos adultos. Os sons mais graves e lentos ajudam a pessoa a se desligar das preocupações, facilitam o sono e combatem a insônia. Já os sons mais animados são ótimos para despertar.

Além disso, estimula o autoconhecimento, uma vez que a pessoa viaja por mundos desconhecidos enquanto ouve uma música e descobre sensações, emoções e sentimentos próprios.

Musicoterapia

A musicoterapia também é utilizada como estimulante no tratamento de autismo, amnésia, demência, ansiedade, entre outros. Serve para promover a comunicação, a expressão e o aprendizado.

Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, ela tem como objetivo “desenvolver potenciais e restabelecer as funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”.

Confira outros benefícios de ouvir música clicando aqui.

Cuidado com a audição!

Agora você já sabe que ouvir música traz diversos benefícios. Porém, tome cuidado com a sua audição: o limite sugerido para o ouvido é de 80 decibéis. Acima disso, o som pode ser prejudicial para a audição, desenvolvendo perdas e zumbido. Por isso, o recomendado é deixar o volume na metade da potência do seu aparelho.

Voltar para Notícias