fbpx

Consequências da perda auditiva na qualidade de vida

Dia mundial da saude mental blog

Consequências da perda auditiva na qualidade de vida

As consequências da perda auditiva vão muito além da dificuldade ou impossibilidade de ouvir. Fatores como estresse, depressão, cansaço e segurança, por exemplo, podem aparecer ligados à perda auditiva não tratada.

Hoje é o Dia Mundial da Saúde Mental e neste texto, você vai entender como a perda auditiva não tratada pode afetar várias esferas da vida. Você também descobrirá como o uso de aparelhos auditivos melhora a qualidade de vida de pessoas com deficiência auditiva.

Consequências da perda auditiva: muito além de não ouvir

Uma pessoa com perda auditiva enfrenta não só o problema de não conseguir ouvir. As consequências desta deficiência se estendem à vida social e afetam tanto a saúde física quanto a mental.

Depressão

Um estudo de 2019 da OMS apontou o Brasil como o país mais deprimido da América Latina. Segundo o levantamento, 5,8% da população do país vive com a depressão. De 2010 a 2016, os brasileiros aumentaram em 74% a compra de antidepressivos.

Agora, imagine só como a depressão pode ser ainda mais recorrente em pessoas com deficiência auditiva. As dificuldades de ouvir podem fazer com que você queria de isolar do mundo e evitar ambientes de convívio social.

Aos poucos, a voz das pessoas queridas vai sumindo e o mundo se torna mais silencioso. E se você não buscar um tratamento, a perda auditiva pode levar à depressão.

Estresse

Ter que ficar pedindo para que as pessoas repitam o que disseram pode ser estressante. Por mais que você se esforce, dependendo do grau da perda auditiva, ouvir sem a ajuda de um aparelho auditivo pode ser muito difícil.

Cansaço

No meio de um dia corrido de trabalho, ter que se esforçar para conseguir ouvir e entender o que as pessoas falam pode ser desgastante. Além de todas as tarefas que se acumulam, você ainda precisa estar sempre atento para não perder alguma informação.

Segurança

Sem o auxílio da audição, atividades simples do cotidiano podem se tornar perigosas. Andar na rua sem ouvir o som dos carros que se aproximam pode levar à ocorrência de acidentes, por exemplo.

Uso de aparelhos auditivos garante qualidade de vida

Quem é que não quer ter uma boa qualidade de vida, não é mesmo? E um diagnóstico de perda de audição não precisa ser uma sentença de que agora sua vida não vai mais ser a mesma.

O uso de aparelhos auditivos faz com que você possa ouvir, mas os benefícios vão além da audição. O convívio social será prazeroso e você terá autonomia e independência para realizar tarefas diárias.

Apesar dos benefícios, a OMS afirma que somente 17% das pessoas do mundo com perda de audição fazem uso de aparelhos auditivos. Os outros 83% ainda não se beneficiam dos dispositivos e vivem com as consequências da surdez.

Para que você ouça a felicidade nos momentos simples da vida, a Acurys conta com uma equipe de fonoaudiólogas especializadas para atendê-lo. Com exclusividade da marca Signia, nossos aparelhos auditivos são tecnológicos e entregam a você uma melhor qualidade de vida.

Marque uma avaliação aqui na Acurys e venha cuidar da sua audição.

Voltar para Notícias