fbpx

Cuidado redobrado: como limpar o aparelho auditivo

Cuidado redobrado: como limpar o aparelho auditivo

Cuidado redobrado: como limpar o aparelho auditivo

O aparelho auditivo é composto de várias partes e os cuidados na hora de limpar e armazenar precisam ser respeitados regularmente. Porém, nesse momento de pandemia que estamos vivendo, eles devem ser redobrados. Primeiramente, é fundamental limpar diariamente o aparelho auditivo seguindo sempre a recomendação de fábrica para evitar qualquer tipo de contaminação e também é importante é manter o aparelho sempre limpo e seco.

Os aparelhos auditivos podem ser contaminados pelo Covid-19?

Se os devidos cuidados de limpeza forem tomados, não. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) maior risco de contaminação está nas mãos pelo fato de as pessoas as levarem ao rosto muitas vezes ao dia inconscientemente. Além do rosto, as mãos tocam em coisas o tempo inteiro e podem tocar em lugares contaminados pelo corona vírus.

Atualmente, se sabe que o coronavírus pode se instalar em objetos (ele se instala após um espirro ou tosse de alguém contaminado), então os aparelhos auditivos podem sim ser uma fonte de contágio, já que os pacientes utilizam as mãos para coloca-los. Por isso, a higienização das mão é de extrema importância.

Afinal, como limpar o aparelho auditivo corretamente?

A limpeza do aparelho auditivo é simples e rápida. Primeiramente, não se pode em hipótese alguma utilizar líquidos no aparelho, sejam eles água, líquidos de limpeza ou álcool comum. Dito isso, a limpeza pode ser efetuada de duas maneiras:

  • Com um pano seco e limpo, certificando-se antes que as mãos estejam limpas e secas.
  • Use álcool isopropílico, com o auxilio de um lenço umedecido. Importante: Não se deve utilizar o álcool comum na limpeza do aparelho auditivo.

Qual a forma correta de armazenamento do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo não pode ser deixado em superfícies como mesas e bancadas, que não tenham sido limpas com água e sabão ou desinfectadas e também não pode ser deixado solto em bolsos e mochilas. Portanto, a melhor forma de armazenamento, é no estojo apropriado, que também necessita ter uma limpeza regular.

Leia também: Quando é a hora certa de trocar seu aparelho auditivo

Limpar o aparelho auditivo em tempo de pandemia:

Como já dito anteriormente, as mãos são os maiores veículos de contaminação. Confira algumas dicas de como se prevenir:

O momento exige cuidados redobrados. Saiba como limpar o seu aparelho auditivo da maneira correta.

A lavagem das mãos e a aplicação de álcool gel frequentemente, ajudam a evitar a contaminação. (Foto: Reprodução)

  • Mantenha as mãos longe do rosto e evite tocar no seu aparelho auditivo: O toque da área dos olhos, bocas, nariz e orelha devem ser evitados ao máximo, mas caso isso seja necessário, as mãos necessitam ser lavadas antes e após a ação. A lavagem das mãos também é extremamente importante antes e após o manuseio dos aparelhos auditivos.
  • Utilize luvas para manusear o aparelho auditivo: Para um cuidado ainda maior, utilize luvas descartáveis na hora de limpar e colocar o aparelho auditivo.
  • Lave as mãos com maior frequência: A OMS indica a lavagem das mãos regular, por no mínimo 20 segundos em cada lavagem. Água e sabão já são suficientes.
  • Álcool em gel: Tanto o sabão, quanto o álcool em gel possuem o poder de matar o vírus. A aplicação do álcool em gel nas mãos regularmente, também é recomendada.

Cuide do seu ouvido! Entre em contato com a Acurys para te ajudarmos.

Voltar para Notícias