Cuidados com o aparelho auditivo na chuva

Cuidados com o aparelho auditivo na chuva

Cuidados com o aparelho auditivo na chuva

Existem várias situações no dia a dia em que estamos expostos à água e umidade: tomar banho, ir à praia ou piscina, suor excessivo e dias chuvosos são alguns exemplos. Quem usa aparelhos auditivos sabe que a umidade pode danificar as funções do dispositivo e até mesmo diminuir sua vida útil.

Entrar no banho utilizando aparelhos auditivos é uma situação que pode ser evitada. Mas e quando você está a pé na rua e começa a chover? Essa já não é uma situação tão simples, certo? Retirar os aparelhos na hora pode ser prejudicial de acordo com o ambiente: ouvir o barulho do trânsito é importante para atravessar uma rua movimentada, por exemplo.

A boa notícia é que hoje em dia existem aparelhos auditivos que são resistentes à umidade e alguns são considerados até mesmo à prova d’água. Isso não significa que eles podem ficar expostos sem riscos a esses ambientes, mas pelo menos não sofrem consequências tão grandes no caso de imprevistos. O assunto de hoje são os cuidados com o aparelho auditivo na chuva!

Classificação dos aparelhos

A resistência dos aparelhos à água é definida por um código (IP) que indica o quanto um aparelho pode ficar exposto à umidade. Abaixo está a tabela de classificações referentes ao IP:

1 – Chuva de 1 mm
2 – Chuva de 3 mm
3 – Pulverização de água
4 – Borrifamento de água
5 – Jatos de água saindo de um bocal
6 – Jatos fortes de água saindo de um bocal
6K – Jatos fortes de água com pressão
7 – Imersão até 1 metro
8 – Imersão de 1 metro ou mais
9K – Jatos fortes de água em alta temperatura

Se o número zero aparecer na frente de IP, então significa que o aparelho não oferece nenhum tipo de resistência à água. Os aparelhos mais resistentes seriam os que possuem IP68.

É importante ter em mente que os testes para classificação foram realizado em laboratórios, ou seja, não condizem 100% com a realidade. De qualquer forma, é necessário estar atento à classificação do seu aparelho e evitar ao máximo o contato com a umidade para aumentar a vida útil do dispositivo.

Desumidificador

Em situações nas quais o seu aparelho molhar, o mais indicado é colocá-lo no desumidificador. Além de retirar a umidade, ele remove as bactérias, a cera e o mal cheiro. Para isso, é preciso seguir alguns passos:

  • Retirar a bateria do aparelho auditivo e deixar o compartimento aberto
  • Secar o aparelho auditivo e a bateria com um pano limpo e seco
  • Colocar o aparelho e a bateria no desumidificador
  • Seguir as instruções do profissional responsável pelos seus aparelhos auditivos

Consulte um profissional

A nossa dica então é: consulte seu fonoaudiólogo e pergunte sobre os cuidados com o aparelho auditivo na chuva. Isso vale tanto para o aparelho que você já possui ou aquele que pretende adquirir. O profissional da área é a pessoa mais indicada para te passar orientações sobre seu dispositivo auditivo.

Se desejar, entre em contato com a Acurys e agende uma consulta para análise dos seus aparelhos auditivos!

Voltar para Notícias