Curiosidades sobre a audição humana

Curiosidades sobre a audição humana

Curiosidades sobre a audição humana

A audição é um dos sentidos mais importantes para o ser humano, pois ela afeta o modo como aprendemos, nos comunicamos e percebemos o risco a nossa volta.  Tendo isso em conta, você sabe como funciona o ouvido humano e quais são as principais curiosidades sobre  a audição humana? Confira a seguir alguns dados que coletamos:

Curiosidades sobre a audição humana

  • O zumbido nos ouvidos pode ser sinal de um problema de saúde em qualquer parte do corpo;
  •  Com 16 semanas de gestação, o bebê já consegue ouvir a voz da mãe, tornando a audição o primeiro sentido a se desenvolver. Por isso, algumas mães utilizam a música para acalmar os bebês quando estão agitados na barriga.
  • Sem notarmos, nós utilizamos nossa audição o tempo inteiro, ao conversar com alguém, ao ouvir música, assistir TV ou atravessar uma rua;
  • Segundo dados do estudo “Como o mundo ouve”,  no Brasil cerca de 64% dos jovens adultos (16 a 24 anos) passam pelo menos uma hora ouvindo música por fones de ouvido todos os dias, com 18% por quatro horas.
curiosidades sobre a audição humana

Cerca de 64% dos jovens brasileiros passam pelo menos 1 hora por dia escutando músicas com fones de ouvido. Dependendo do volume da música, isso pode causar danos à audição. (Foto/Reprodução)

Curiosidades sobre o ouvido

  • Na verdade, quem ouve é o cérebro. Entretanto, o ouvido tem a função de captar as ondas sonoras e transmiti-las ao cérebro que as interpreta como determinado som.
  • O ouvido identifica sons de 20 a 20.000 Hertz, ou seja, desde o ruído produzido por um pernilongo até o barulho de um avião a jato.
  • O sistema auditivo é extremamente sensível, sendo afetado por som alto, explosões e uso constante de fones de ouvido, e isso pode causar a perda auditiva.
  • O menor osso do corpo humano, chamado estribo, se encontra no ouvido. Ele tem cerca de 3mm e é responsável por conduzir o som captado do exterior até as terminações nervosas do ouvido.
  • Surpreendentemente, a cera é benéfica para o órgão. Não é uma sujeira, mas sim, uma proteção natural contra infecções, bactérias e fungos.
  • O ouvido é responsável por manter seu corpo em equilíbrio, isto é, um fluido interno do órgão se movimenta e informa ao cérebro onde seu corpo está em relação ao solo e o que ele deve fazer para se equilibrar. Sendo assim, uma doença que afeta a audição também pode ter impacto no equilíbrio.
  • O ouvido nos ajuda a sentir melhor o gosto dos alimentos. Afinal, uma de suas funções é passar sinais de sabor ao cérebro através do nervo conhecido como corda do tímpano que atravessa a região central da orelha e conecta a língua ao cérebro.
  • Quando você dorme, seus ouvidos continuam escutando os barulhos do ambiente, pois é o cérebro que desliga a maioria dos receptores para que você possa dormir sossegado e acorde apenas com barulhos realmente altos.

LEIA TAMBÉM: Ouvir e escutar são coisas diferentes!

Curiosidades sobre a perda auditiva

  • Dados da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), afirmam que mais de 5% da população mundial – ou 466 milhões de pessoas – possuem deficiências auditivas incapacitantes (432 milhões de adultos e 34 milhões de crianças);
  • Quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos (1,1 bilhão) correm o risco de sofrer perda auditiva devido à exposição prolongada e excessiva a sons altos, como por exemplo, dispositivos de áudio pessoais;
  • Dados de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelaram que as pessoas com deficiência auditiva representam 1,1% da população brasileira.
  • Ainda segundo o IBGE, cerca de 0,9% dos brasileiros ficaram surdos em decorrência de alguma doença ou acidente e apenas 0,2% já nasceu surdo. Do total de deficientes auditivos, 21% têm grau intenso ou muito intenso de limitações, o que compromete atividades habituais.

Gostou das nossas curiosidades sobre a audição humana? Cuide do seu ouvido! Entre em contato com a Acurys para te ajudarmos.

Voltar para Notícias