É possível ouvir música com aparelhos auditivos?

É possível ouvir música com aparelhos auditivos?

É possível ouvir música com aparelhos auditivos?

É difícil encontrar alguém que não goste de ouvir música. Todos temos um gênero musical favorito, ou gostamos de fazer diversas atividades ouvindo os sons no volume máximo ou nos fones de ouvido. Porém, para quem tem perda auditiva, uma dúvida comum é se existe a possibilidade de ouvir música com aparelhos auditivos.

Em 2013, a Música Popular Brasileira (MPB) ganhou uma data comemorativa: 17 de outubro. O dia tem a intenção principalmente de recordar uma figura histórica na composição de músicas brasileiras, Chiquinha Gonzaga. Nascida no Rio de Janeiro em 1847, ela compôs a música “Ó Abre Alas”. A canção ficou conhecida por ter sido tocada nos carnavais da época e é reconhecida até hoje.

Além de compositora e regente, Chiquinha participou de causas sociais durante o seu tempo. Ela ocupou um lugar importantíssimo tanto na música popular brasileira quanto na política, ambientes extremamente difíceis de se chegar, principalmente por ser mulher.

A música é um aspecto cultural que sempre esteve presente nas nossas vidas. Porém, quem tem perda auditiva pode se preocupar em como ouvir música com a dificuldade de audição. Quando se usa amplificadores, o som muito alto pode prejudicar ainda mais a audição. Por isso, o mais indicado é procurar um fonoaudiólogo e ver quais são os tratamentos disponíveis para o seu caso. Se for o uso de aparelhos auditivos, ele deve indicar o dispositivo que melhor atenda as suas necessidades e demandas.

Como funciona o aparelho auditivo

Para aqueles que apresentam algum grau de perda auditiva e querem escutar suas músicas de forma harmônica, o que geralmente é mais recomendado é um aparelho auditivo. Ele é um dispositivo eletrônico, composto por microfone, amplificador, receptor, adaptador, bateria e um chip que faz o processamento do som. Isso tudo permite que as ondas sonoras sejam amplificadas fazendo com que a pessoa escute sem esforço.

A partir da captação do som, por meio do microfone, o aparelho processa as ondas sonoras pelo chip e envia os sinais elétricos para o amplificador. Depois, esses sinais elétricos são transmitidos pelo receptor como impulsos elétricos.

Avanços tecnológicos

Graças aos avanços tecnológicos, hoje em dia existem aparelhos auditivos que geram uma experiência incrível com os sons. Eles reduzem os ruídos de fundo e se conectam via Bluetooth com o celular ou com a própria TV para que você escute suas músicas favoritas diretamente nos seus aparelhos auditivos.

Portanto, fique tranquilo! É sim possível ouvir música com aparelhos auditivos, basta alinhar suas necessidades com seu fonoaudiólogo. Na Acurys contamos com fonos especializadas que podem dar todo o suporte e explicações necessárias para quem possui dúvidas sobre o tema.

Voltar para Notícias