Espectro sonoro: você sabe o que é?

Espectro sonoro: você sabe o que é?

Espectro sonoro: você sabe o que é?

Os seres humanos são capazes de ouvir sons que estejam entre as frequências de 20 a 20.000 Hz dentro do espectro sonoro. Porém, não é porque não conseguimos ouvir que não existem outros tipos de ruídos no ambiente. Diversos animais, por exemplo, consegue captar sons em diferentes frequências.

O espectro sonoro é a faixa de frequências em que existem ondas sonoras, sejam elas audíveis ou não. É medida em Hertz. Todos os sons abaixo de 20Hz são chamados de infrassons; os que estão entre 20 e 20.000Hz são os sons audíveis; e os que estão acima de 20.000Hz são os ultrassons.

Os sons mais graves estão no começo da escala. No meio, estão os tons médios, que não são agudos e nem graves, como é o exemplo da maioria das vozes humanas. Por fim, quanto maior a frequência, mais agudo é o som emitido.

Quando envelhecemos, fica mais difícil ouvir os sons em alta frequência, ou seja, os mais agudos, como o sons dos pássaros, o apito do microondas e algumas consoantes como S, H ou F.

Infrassons

Sua maior aplicação é na previsão de sismo ou erupção vulcânica. Esses sons são inaudíveis ao ouvido humano, mas podem ser captados por aparelhos como o sismógrafo.

Ultrassons

Os ultrassons são muito utilizados na medicina. A ultrassonografia, por exemplo, é um exame em que ondas de ultrassom são produzidas e, ao se chocarem com um objeto, são interpretadas eletronicamente. É aplicada principalmente em exames de gravidez. Além disso, os ultrassons também são bastante úteis na pesca, para identificar cardume de peixes.

Audição dos animais

O morcego é o animal com a audição mais apurada, sentido que compensa as falhas na visão durante o período noturno. Pode ouvir frequências acima de 80kHz, captando a presença de um fio de 0,5mm durante um vôo rasante. Os golfinhos também possuem uma ótima audição, sendo capazes de identificar peixes pequenos há uma distância de até 200 metros.

Já os cachorros, conseguem distinguir o som dos seus donos pelo sons dos passos. Eles apresentam um intervalo audível muito maior que o dos seres humanos, entre 10Hz e 40.000Hz. Com uma audição tão apurada para os sons agudos, conseguem ouvir até os ruídos que os ratos fazem entre si. Habilidade essencial para os animais de caça.

Quer testar a sua audição? Entre em contato e marque uma audiometria!

Voltar para Notícias