Imitanciometria: as principais informações sobre o exame

Imitanciometria: as principais informações sobre o exame

Imitanciometria: as principais informações sobre o exame

A imitanciometria ou impedanciometria é um exame que busca identificar o funcionamento do tímpano, dos ossículos da orelha média (martelo, bigorna e estribo) e da tuba auditiva. O exame recebe esse nome porque é realizado com um equipamento chamado imitanciômetro.

Além da perda auditiva, a imitanciometria também pode identificar outras complicações, como disfunção da tuba auditiva, labirintite, otite e zumbido. O exame é simples, rápido, indolor, pouco invasivo e não apresenta riscos para o paciente.

Quem deve fazer

A realização do procedimento é recomendada especialmente para alguns casos:

  • Avaliação do ouvido por conta de paralisia facial
  • Diagnóstico de patologias
  • Investigação de dores no ouvido frequentes
  • Pessoas com zumbido no ouvido
  • Pré e/ou pós-operatório de uma cirurgia na orelha média
  • Triagem auditiva de bebês

Há também outros casos em que o exame é recomendado, mas é o médico responsável que irá te orientar sobre a necessidade da realização.

Como o exame é realizado

Para a preparação, é recomendado que o paciente esteja com os condutos auditivos limpos. Além disso, é ideal que ele evite a exposição a ruídos por no mínimo 14 horas antes do procedimento.

O exame é realizado com o paciente sentado em um ambiente silencioso que pode ser dentro ou fora da cabine acústica. O paciente deve estar acordado sem qualquer sedação ou medicamento. Como ele normalmente é feito junto com a audiometria, pode levar em torno de 1 hora para ser concluído.

Durante o procedimento, o profissional insere uma pequena sonda no canal auditivo da pessoa examinada. Essa sonda é ligada ao aparelho chamado imitanciômetro, responsável por captar a capacidade de movimentação do tímpano quando recebe uma determinada pressão positiva e negativa. Além disso, também avalia e a intensidade mínima dos sons para que aconteçam reflexos acústicos.

Confira outros exames auditivos

A imitanciometria é um importante exame para a conservação da audição e deve ser realizado por um profissional. Procure um médico responsável para cuidar da sua saúde auditiva e pergunte sobre a realização do exame.

Voltar para Notícias