A imitanciometria ou impedanciometria é um exame que busca identificar o funcionamento do tímpano, dos ossículos da orelha média (martelo, bigorna e estribo) e da tuba auditiva. O exame recebe esse nome porque é realizado com um equipamento chamado imitanciômetro.
Além da perda auditiva, a imitanciometria também pode identificar outras complicações, como disfunção da tuba auditiva, labirintite, otite e zumbido. Mas o exame é simples, rápido, indolor, pouco invasivo e não apresenta riscos para o paciente.
A realização do procedimento é recomendada especialmente para alguns casos:
Há também outros casos em que o exame é recomendado, mas é o médico responsável que irá te orientar sobre a necessidade da realização.
Para a preparação, é recomendado que o paciente esteja com os condutos auditivos limpos. Assim, é ideal que ele evite a exposição a ruídos por no mínimo 14 horas antes do procedimento.
O exame é realizado com o paciente sentado em um ambiente silencioso que pode ser dentro ou fora da cabine acústica. O paciente deve estar acordado sem qualquer sedação ou medicamento. A imitanciometria é feita junto com a audiometria, por isso, pode durar cerca de 1 hora para ser concluída.
Durante o procedimento, o profissional insere uma pequena sonda no canal auditivo da pessoa examinada. Então, a sonda é ligada ao aparelho chamado imitanciômetro, responsável por captar a capacidade de movimentação do tímpano quando recebe uma determinada pressão positiva e negativa. Além disso, também avalia e a intensidade mínima dos sons para que aconteçam reflexos acústicos.
Confira outros exames auditivos
A imitanciometria é um importante exame para a conservação da audição e deve ser realizado por um profissional. Portanto, procure um médico responsável para cuidar da sua saúde auditiva e pergunte sobre a realização do exame.
Voltar para Notícias