fbpx

Libras, a língua oficial do Brasil

Linguagem de Sinais

Libras, a língua oficial do Brasil

Qual é a Língua oficial do Brasil? Você provavelmente disse “língua portuguesa”, e não está errado, mas anota essa informação: a Libras, Língua Brasileira de Sinais, também é oficialmente reconhecida como uma língua brasileira. Quer saber tudo sobre Libras? Então é só seguir a leitura das próximas linhas!

O que é Libras?

A Libras é uma forma de comunicação baseada em gestos e expressões visuais e corporais, oficialmente reconhecida como língua brasileira desde 24 de abril de 2002 com a Lei 10.436. Essa língua é a comunicação com\entre pessoas surdas e engana-se quem pensa que ela é uma ‘adaptação’ do português oralizado.

Pelo contrário, a Libras é uma língua completa! Tem uma estrutura gramatical própria e, diferente do português, por exemplo, não tem artigos e nem tempos verbais. A língua é tão complexa que existe até regionalismo, ou seja, de um lugar para o outro, dentro do próprio Brasil, há variações dos gestos influenciados pela cultura local.

A importância das expressões faciais

Responda à pergunta: o que é manga? Se você estiver atento, vai responder “manga da camisa ou a fruta?”. Pois é, assim como na língua portuguesa oral uma mesma palavra pode significar coisas diferentes, na Libras isso também acontece.

As expressões faciais são importantes para os casos em que um gesto com as mãos pode ter mais de um significado. Por isso, uma expressão facial faz toda a diferença, ela vai indicar qual o sentido da frase para não causar dúvidas ou confusões na interpretação.

Libras usa alfabeto ou sinais?

Os dois! O alfabeto manual chamado datilologia reproduz as letras do alfabeto português e serve para ‘escrever’ as letras no ar para palavras que ainda não têm um sinal manual.

Já a escrita de sinais, aquela dos gestos e expressões faciais, é usada para uma comunicação mais dinâmica. Ela dispensa a necessidade de escrever letra por letra o que se quer comunicar.

Acessibilidade

Agora que você deu o pontapé inicial para se informar sobre Libras, deve ter entendido a importância da acessibilidade na produção de conteúdo e no dia a dia para pessoas com deficiência auditiva.

Assistir um filme ou série é fácil, não? Será que só a legenda é suficiente para que pessoas surdas compreendam o que está sendo comunicado? A resposta é não! Existem casos em que a Libras é a primeira língua de um indivíduo e não a língua portuguesa. Por isso, colocar uma legenda em português não ajudará.

O correto a se fazer é deixar um espaço na tela para o quadrinho do intérprete de Libras. Ele é quem vai tornar possível o entendimento para a pessoa surda. Apesar de pouco recorrente, temos exemplos de produções audiovisuais que fazem isso!

Turma da Mônica

O canal do Youtube da Turma da Mônica tem uma playlist dos desenhos animados com audiodescrição (para pessoas com deficiência visual) e intérprete de Libras!

Min e as mãozinhas

O desenho animado “Min e as mãozinhas” é o primeiro desenho nacional 100% em Libras. Ele foi criado pelo animador Paulo Henrique dos Santos e está disponível no Youtube, para assistir é só clicar aqui.

Quer aprender Libras?

Sim, é possível aprender Libras online e sem pagar nada por isso! Anote as duas dicas da Acurys para você aprender essa nova língua e se tornar bilíngue (sim, quem fala português e Libras é bilíngue!):

Cuidar da sua audição é investir no seu presente e futuro! Ouça a felicidade nos momentos mais simples da vida, a Acurys ajuda você! Agende sua consulta conosco.

Voltar para Notícias