Máscara de proteção causa dificuldades em surdos

Máscara de proteção causa dificuldades em surdos

A máscara de proteção vêm causando dificuldades em surdos. Diante da pandemia do Corona Vírus, a necessidade do uso das máscaras de proteção muito provavelmente, ficará em nossos dia-a-dia por tempo indeterminado. Diante dessa situação, como as pessoas com surdez se comunicam sendo que, a máscara os impede de visualizar os as expressões visuais da Libras?

Primeiramente, é importante saber que a língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é uma linguagem utilizada para se comunicar com pessoas surdas através de gestos, expressões faciais e corporais.  Segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva e isso representa 5,1% da população do país. Por fim, confira abaixo uma solução criada para deficientes auditivos usarem máscaras de proteção:

A MÁSCARA TRANSPARENTE, UMA POSSÍVEL SOLUÇÃO PARA SURDOS

Nos Estados Unidos a estudante de 21 anos chamada Ashley Lawrence, projetou uma máscara inclusiva acrescentando plástico transparente na boca, permitindo assim a leitura labial e mantendo a proteção contra o vírus. Ashley, que atualmente cursa educação para surdos, contou em entrevista à um jornal local que a máscara necessita do mesmo processo de confecção das máscaras tradicionais e que a única diferença está no plástico, que fica localizado na região da boca e nariz.

as dificuldades dos surdos com a máscara de proteção

A estudante  de educação para surdos, Ashley Lawrence, desenvolveu uma máscara de proteção inclusiva para quem precisa ler gestos faciais ao se comunicarem. (Reprodução/Gofundme)

As máscaras feitas por Ashley estão sendo distribuídas gratuitamente e em poucos dias, a estudante teve pedidos de 6 estados diferentes dos Estados Unidos. Mas, e aqui no Brasil? No Rio de Janeiro a mãe de um deficiente auditivo, Edna, seguiu o mesmo pensamento e desenvolveu uma máscara semelhante. Em entrevista para a Record, Edna ensinou passo-a-passo da confecção da máscara – clique aqui para assistir.

AS OUTRAS DIFICULDADES DE OUVIR COM AS MÁSCARAS

Ultimamente, a Acurys veem recebendo algumas reclamações de clientes que estão com dificuldade de ouvir, mesmo com os aparelhos, por causa da diminuição dos decibéis que o uso da máscara causa na voz, e também pela falta de leitura labial que prejudica ainda mais a comunicação. Alguns clientes também relataram que ao tirar a máscara, estão arrancando junto os aparelhos, por causa do elástico nas orelhas.

Estamos dispostos a auxiliar cada caso com a ajuda de nossos fonoaudiólogos. Se você está tendo alguma dificuldade, entre em contato conosco!

Cuide do seu ouvido! Entre em contato com a Acurys para te ajudarmos.

Voltar para Notícias