Não tem jeito, quando o assunto é saúde, prevenir é melhor do que remediar. Por isso, como anda a saúde da sua audição? Até 2050, a OMS estima que 2,5 bilhões de pessoas possam desenvolver perda auditiva.
Para ficar por dentro das informações mais recentes sobre saúde auditiva, é só seguir a leitura das próximas linhas.
Em março deste ano, a OMS divulgou o Relatório Mundial sobre Audição e revelou números impressionantes. Dos mais de dois bilhões de pessoas que podem ter perda auditiva daqui 30 anos, cerca de 700 milhões vão precisar de cuidados auditivos e de reabilitação, por exemplo.
Diante dos números expressivos, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, afirma que “nossa capacidade de ouvir é preciosa. A perda auditiva não tratada pode ter um impacto devastador na capacidade das pessoas de se comunicarem, estudar e ganhar a vida. Também pode afetar a saúde mental das pessoas e sua capacidade de manter relacionamentos”.
De acordo com o relatório, 78% dos países de baixa renda têm menos de um especialista em ouvido, nariz e garganta por milhão de habitantes e 93% têm menos de um audiologista por milhão. O estudo também alerta para o fato de que a desinformação e o estigma ao uso de aparelho auditivo, por exemplo, são fatores que potencializam estes números.
A combinação fone de ouvido + música alta está colocando a audição de mais de um bilhão de jovens de todo o mundo em risco.
De acordo com o relatório, 60% dos casos de perda auditiva em crianças podem ser evitados. O estudo cita a vacinação como um destes fatores de prevenção. É importante manter as vacinas de rubéola e meningite, por exemplo.
Nosso país têm cerca de 2,2 milhões de brasileiros com deficiência auditiva. A diretora de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde, Maíra Botelho, fez uma observação importante na divulgação do relatório. Segundo ela, “para muitos de nós, é fácil esquecer da importância dos sentidos no nosso dia a dia”.
O cuidado com a sua audição deve ser preventivo. Manter seus exames em dia e consultar um fonoaudiólogo aos primeiros sinais de perda auditiva são atitudes decisivas para a saúde da sua audição.
E nisso a Acurys pode te ajudar! Temos uma equipe de fonoaudiólogas especializadas prontas para te atender. Para marcar sua consulta conosco, é só clicar aqui.
Voltar para Notícias