Não tratar a surdez corretamente traz riscos à saúde

Não tratar a surdez corretamente traz riscos à saúde

Quais os riscos de não tratar a surdez?

A surdez é uma doença muito comum no Brasil. Apesar de comum, seu tratamento ainda é negligenciado por quem sofre. Os motivos variam entre vergonha de usar o aparelho auditivo ou até mesmo falta de informação. No entanto, não cuidar da surdez pode trazer riscos graves para a saúde e sua rotina.

Segundo censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,8 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva. Deste total 2,6 milhões são surdos e 7,2 milhões apresentam grande dificuldade para ouvir. Mesmo que muitas pessoas sofram com a doença, poucas procuram ajuda efetiva.

Os riscos para a saúde

Quando forçamos o ouvido, o cérebro se torna sobrecarregado pois ele acaba trabalhando mais a sua capacidade para processar o som. Isso pode acarretar problemas como a labirintite, já que o equilíbrio está diretamente ligado a capacidade de ouvir, além de resultar em quedas.

Problemas mentais e psicológicos causados pela surdez 

Quadros de doenças mentais e psicológicas são outros riscos causados pela surdez. A vergonha de utilizar os aparelhos auditivos e o consequente tratamento tardio faz com que as pessoas se sintam cada vez mais tímidas e excluídas da sociedade. Casos de depressão, por exemplo, são muito comuns entre deficientes auditivos. 

Outras doenças mentais e psicológicas relacionadas são:

  • Problema de concentração
  • Solidão
  • Preocupação e frustração
  • Ansiedade e desconfiança
  • Insegurança
  • Autocrítica e baixa estima/falta de confiança em si mesmo

Riscos que a surdez causa nos relacionamentos 

Quando falamos de relacionamentos, falamos de todos os tipos. Ao negligenciar o uso de aparelhos auditivos, além de estar agravando o seu problema ao passar do tempo, pode prejudicar também o seu convívio com outras pessoas.

Além da surdez não tratada gerar riscos à sua saúde, pode gerar também quadros de isolamento, sensação de abandono, distanciamento das pessoas, distração e problemas em participar de atividades sociais – como encontros em família, festas e até mesmo no seu trabalho. 

Se você sente que a sua vida já está sendo afetada em algum desses âmbitos, não deixe de fazer sua audiometria. A saúde de seus ouvidos também é importante! Saiba mais sobre a prevenção da perda auditiva aqui.

Voltar para Notícias