fbpx

O uso da cloroquina pode causar surdez?

Sabia que a cloroquina pode causar surdez

O uso da cloroquina pode causar surdez?

Por ser uma possível opção para a cura do COVID-9, a cloroquina é o medicamento mais comentado dos últimos dias. Como é uma doença nova, identificada pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, o COVID-9 ainda não possui vacinas e nem remédios para combate-la.

Alguns estudos estão sendo feitos para confirmar a efetividade da Cloroquina para o Corona Vírus, assim como entender melhor as reações adversas que o medicamento pode causar nas pessoas que o utilizam. No entanto, é importante salientar que isso ainda não foi autorizado pela ANVISA aqui no Brasil.

Afinal, a cloroquina pode causar surdez?

Sim, o uso da cloroquina pode causar surdez. Hoje, a cloroquina é utilizada para outras doenças crônicas como artrite reumatoide, malária e lúpus. Um dos efeitos do remédio, constatado em estudos, é ocasionado pela sua ototoxidade. A ototoxicidade é a propriedade de ser tóxico para o ouvido (oto-), especificamente a cóclea ou nervo auditivo, como efeito colateral de um medicamento. Os efeitos da ototoxicidade podem ser reversíveis e temporários, ou irreversíveis e permanentes. Pacientes que utilizam a cloroquina, para os tratamento citados, fazem exames periódicos oftalmológicos e otologicos para a verificação de lesões no ouvido interno.

Em entrevista no dia 22 de Março, o  ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o uso da hidroxicloroquina ou cloroquina, pode gerar lesões auditivas como a surdez, caso o medicamento seja utilizado sem orientações médicas. O alerta foi necessário pois várias pessoas estão comprando e utilizando o medicamento depois de as notícias mostrarem que a droga tem tido resultados promissores contra o coronavírus. Mandetta também reforçou dizendo que não é necessário estocar esse medicamento, pois o Brasil possui “know-how” para produzi-lo e pacientes necessitam dele para outros tratamentos.

Quais são os principais sintomas que a cloroquina pode causar?

Os principais sintomas que o medicamento pode causar ao ouvido interno é a surdez (que pode ser leve, moderada ou simétrica), vertigem e zumbido. Além disso, o medicamento pode causar alterações em exames otonorológicos, isso se agrava mais ainda quando as substâncias do medicamento podem estar no corpo mesmo após 2 anos de uso.

Estudos já comprovaram que o uso da cloroquina ou de seu derivado, a hidroxicloroquina, ocasionaram a perda auditiva sensineuronal irreversível.  Por isso é muito importante o acompanhamento e a prescrição médica antes do uso de qualquer medicamento. Consulte sempre o seu médico!

Esse artigo foi feito com base em informações compartilhadas pela Dra Letícia Oliveira, especialista em audiologia com ênfase em implante coclear.

Cuide do seu ouvido! Entre em contato com a Acurys para te ajudarmos.

Voltar para Notícias