fbpx

Pessoas surdas tem isenção de IPI até 2026 na compra de automóveis

Pessoas surdas tem isenção de IPI até 2026 na compra de automóveis

O Senado aprovou o Projeto de Lei 5.149/ 2020 que estende até 2026 a isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a compra de carros por pessoas com deficiência e autônomos. Pessoas com deficiência auditiva também comemoram esta vitória, uma vez que agora terão o mesmo direito!

Isenção de IPI para pessoas com deficiência auditiva: Por quê?

Podemos dizer que esta é uma vitória porque as pessoas surdas não tinham este direito. A inclusão de deficientes auditivos nesta regra corrige a falta de isonomia entre as deficiências em relação à isenção do imposto na compra de automóveis. Isonomia, nome difícil. Mas em português claro, o que isso quer dizer?

Quer dizer que antes as pessoas com deficiência física, visual, mental e autistas já eram isentas do IPI, mas as que têm deficiência auditiva, não. Por exemplo, os defensores da isenção do IPI também para as pessoas surdas afirmam que não incluí-las nesta Lei seria uma violação ao princípio da dignidade humana, previsto no artigo 1º, inciso III da Constituição Federal. Esta pode ser a oportunidade que você precisava para trocar de carro ou comprar um novo!

Cuide da sua audição

Até 2050, a OMS estima que 2,5 bilhões de pessoas possam desenvolver perda auditiva e cerca de 700 milhões vão precisar de cuidados auditivos e de reabilitação, por exemplo. Só no Brasil, cerca de 2,2 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva. Cuidar da sua audição é muito importante, e nesta missão a gente te ajuda.

Aqui na Acurys estamos sempre atentos para trazer novidades que possam melhorar a sua vida. E em relação a sua saúde auditiva não seria diferente. Temos uma equipe especializada de fonoaudiólogas sempre a postos para atender você.

Nós te ajudamos a ouvir a felicidade nos momentos mais simples da vida, para marcar sua consulta conosco é só clicar aqui.

Voltar para Notícias