fbpx

Por que é importante tratar a perda auditiva?

Por que é importante tratar a perda auditiva?

Por que é importante tratar a perda auditiva?

Que a deficiência auditiva dificulta sua capacidade de ouvir você já sabe. Mas, quais outras esferas da vida são afetadas pela perda auditiva não tratada? A Organização Mundial da Saúde alertou que até 2050 mais de 900 milhões de pessoas poderão apresentar algum grau de surdez.

Se você quer saber como a perda auditiva pode impactar sua vida profissional, conjugal e social, e sua saúde física e mental, por exemplo, é só seguir a leitura nas próximas linhas. Aqui, você também encontra bons motivos para procurar ajuda profissional e cuidar da sua audição.

Tratar a perda auditiva é um investimento no futuro 

De acordo com a OMS, somente 17% das pessoas do mundo com perda auditiva fazem uso de aparelhos auditivos. Os outros 83% ainda não se beneficiam dos dispositivos e vivem com as consequências da surdez.

Tratar a perda auditiva é um cuidado com o seu presente e futuro. A saúde da sua audição é importante para prevenir problemas que envolvem doenças mentais e psicológicas, por exemplo.

Como a perda auditiva afeta as funções cognitivas?

Para além de ouvir, o uso dos aparelhos auditivos pode prevenir doenças ligadas ao cérebro, como Alzheimer e Parkinson, por exemplo, principalmente em pessoas idosas.

Isto porque, segundo um estudo da Universidade Jhons Hopkins, nos Estados Unidos, cada dez decibéis perdidos na audição elevam em 27% o risco do surgimento de doenças cerebrais. O estudo sugere o uso de aparelhos auditivos como um tratamento eficaz e que traz melhorias para a vida do paciente.

Já um estudo realizado no Reino Unido pela Universidade de Exeter e King’s College London, em 2019, mostrou que o uso de aparelhos auditivos ajuda na proteção do cérebro, além de reduzir o risco de demência.

Depressão e estresse: o que tem haver com a sua audição?

Quando você enfrenta dificuldades para se comunicar com as pessoas, situações de convívio social passam a ser desafios. Isso leva ao isolamento, cada vez mais em casa e sem contato com amigos, a depressão pode, sim, surgir em decorrência da perda auditiva não tratada.

Ter que ficar pedindo para que as pessoas repitam o que disseram pode ser estressante. Por mais que você se esforce, dependendo do grau da perda auditiva, ouvir sem a ajuda de um aparelho auditivo pode ser muito difícil.

Desafios da rotina

Sem o auxílio da audição, atividades simples do cotidiano podem se tornar perigosas. Andar na rua sem ouvir o som dos carros que se aproximam pode levar à ocorrência de acidentes, por exemplo.

A Acurys é o lugar certo para você que quer tratar a perda auditiva e investir em qualidade de vida. Temos uma equipe de fonoaudiólogas prontas para receber você. Agende seu horário!

Voltar para Notícias